Notícias

Nova patente sugere que PS5 ajustará dificuldade de jogos automaticamente

A patente poderia reduzir dificuldade em games do gênero Soulslike, por exemplo

por Valdecir Emboava
Nova patente sugere que PS5 ajustará dificuldade de jogos automaticamente

Segundo nova patente descoberta recentemente, a Sony quer que os jogos de PS5 ajustem seu limite de dificuldade por conta própria, ao invés de os jogadores alterarem manualmente o nível de desafio quando estiverem presos em lutas contra chefões.

Esse documento poderia impactar profundamente na dinâmica durante o gameplay, ao trocar a programação padrão de dificuldade por um sistema de aprendizado que condiz com as habilidades de cada player na hora de enfrentar os perigos de determinado título.

Patente PS5
Demon’s Souls é um excelente exemplo de dificuldade no PS5 (FONTE: Reprodução/Bluepoint Games)

Cada tentativa gerará dados com base nas habilidades e estratégias que os jogadores e chefes usam. Isso, por sua vez, permitirá que o sistema movido por inteligência artificial varie automaticamente os níveis de dificuldade, se adaptando ao estilo de cada um.

Em casos em que o gamer tenha mais problemas em concluir desafios, a IA seria mais tolerante durante o gameplay. Já os mais experientes poderiam ‘sofrer’ com o aumento de nível, com os bosses aprendendo “a contornar um determinado ataque ou padrão de ataque”.

Embora a patente sugira que a Sony está trabalhando na funcionalidade, é bom pontuar que nada foi divulgado de forma oficial até então. Em alguns casos, o registro é necessário apenas para que a empresa proteja as suas criações.

Patente do PS5 pode causar impacto em games Soulslike

Utilizamos acima o melhor exemplo possível de dificuldade em jogos no PS5: Demon’s Souls, assim como a franquia Dark Souls, Sekiro e Bloodborne são games do gênero Soulslike e por si só já apresentam um desafio absurdo.

Soulslike

Não é segredo que muitos jogadores “suam” ao enfrentar os chefões desse gênero, oferecendo desafios que, para serem concluídos, exigem muita paciência e perseverança.

Será que a patente poderia causar um impacto considerável em títulos Soulslike? Não dá para saber, pois quanto maior o desafio, maior é a recompensa nesse estilo de jogo. Então fica aí o questionamento.