Notícias

Nos anos 90, série FIFA quase virou exclusiva do PlayStation

Relação com a Electronic Arts foi essencial para Sony não negociar por debaixo dos panos

por Jean Azevedo
Nos anos 90, série FIFA quase virou exclusiva do PlayStation

Nos anos 90, um caso inusitado poderia ter mudado o rumo da franquia FIFA, que estava sob “controle” da EA Sports até 2022. De acordo com um dos executivos da Electronic Arts, a série foi oferecida à PlayStation, mas a relação entre as duas empresas foi essencial para a negociação não ocorrer por debaixo dos panos.

O site Time Extension conversou com Tom Stone, ex-vice-presidente de marketing europeu da EA, para um artigo sobre “A Criação do FIFA International Soccer”, onde ele contou sobre um incidente memorável perto da renovação da licença em 1997. 

A Sony poderia ter ficado com os direitos da franquia de forma exclusiva, mas Chris Deering, presidente da Sony PlayStation Europe na época, alertou Stone sobre a movimentação.

O incidente, conforme Stone lembra, aconteceu porque a ISL (a empresa na época responsável por licenciar a marca FIFA) havia se aproximado da PlayStation da Europa pelas costas da EA e oferecido a eles o controle dos jogos da marca.

Chris Deering [o presidente da Sony PlayStation Europe na época] se encontrou comigo e disse: ‘Nos ofereceram os direitos do FIFA Soccer’. Eu disse: ‘Você deve estar brincando. Sério? A ISL se aproximou de vocês e perguntou se vocês gostariam de uma licença mundial exclusiva? Depois de tudo o que fizemos por eles?’ Eu estava realmente chateado. Mas Chris me disse: ‘Eu não vou assinar esse acordo a menos que você não consiga chegar a um acordo com a FIFA. Esse é o seu acordo. Você criou isso.’ Obviamente, Chris estava pensando ‘no longo prazo’ no apoio que a EA deu à PlayStation em todo o mundo. Acho que essa teria sido uma conversa interessante se a Sony tivesse assinado esse acordo, no entanto. Acho que a EA teria reagido muito mal a isso.

fifa 23
Fonte: EA

Sem FIFA, a PlayStation tinha seu próprio jogo de futebol

Naquela época, a PlayStation já tinha sua própria série de futebol: a série Adidas Power Soccer da Psygnosis, patrocinada pela popular empresa alemã de artigos esportivos.  Lembra como era o gameplay? Veja no vídeo abaixo:

Por outro lado, isso expõe como a relação entre a EA Sports e a entidade máxima de futebol era frágil. O rompimento só foi acontecer em 2022, após o lançamento do FIFA 23, e agora o título produzido pela empresa passou a se chamar EA Sports FC.

Segundo Marc Aubanel, produtor que trabalhou em vários jogos FIFA nos anos 90 e início dos anos 2000, a EA considerou abandonar a marca décadas antes de isso finalmente acontecer. Porém, sempre houve preocupação entre a equipe de marketing da empresa sobre a dificuldade de rebranding em meio ao seu sucesso.

No final das contas, EA Sports FC 24 tem se mostrado um sucesso nas vendas e a parceria com a PlayStation segue firme. Prova disso é o bundle do PS5 com EA FC 24, que em uma ação da Sony, está saindo com R$ 600 de desconto. Aproveite aqui!