Notícias

No Man’s Sky e a polêmica do multiplayer

por Daniel dos Anjos
No Man’s Sky e a polêmica do multiplayer

Nesta semana foi lançado No Man’s Sky, jogo desenvolvido pela Hello Games. Ele traz a exploração de planetas gigantes e do espaço como tema principal e desde o seu anuncio, gera tanta curiosidade quanto especulação. Por se tratar de um game gigante, encontrar amigos se torna tarefa difícil, para não dizer impossível. Principalmente depois de diversas declarações dos produtores afirmando que o game não é focado em sistemas online.

No Mans_1_diario

O Teste

Dois jogadores tentaram por à prova esta questão. Depois de descobrir que o planeta no qual ele havia pousado foi descoberto por um jogador de nome Psytokat, o player que responde pelo nome de TheGalacticCactus entrou em contato e combinou um ponto de encontro dentro do jogo. Mesmo sabendo que este encontro seria impraticável, se for levado em conta a quantidade de planetas que o game gera (por volta de 18,446,744,073,709,551,616!), ambos jogadores continuaram com o planejado através de uma transmissão de vídeo.

Mesmo realizando esta façanha, não foi possível o encontro. Através da transmissão, é possível perceber que ambos os players encontravam-se nas mesmas bases, conversaram com os mesmos NPC’s (non-player Characters, ou personagens não jogáveis, em tradução livre) e pararam nos mesmos pontos de checagem. Mesmo com todas estas ações realizadas, ele não se encontraram. Vale ressaltar que um deles estava no planeta à noite e o outro estava durante o dia.

No Man's Sky

Estas características podem apontar duas resoluções: ou os jogadores encontravam-se em servers diferentes, ou (e mais provável) o game estava gerando procedualmente os dados do planeta, com o mesmo nome, mas características diferentes. Este acontecimento reforça ainda mais as afirmações dos produtores e desenvolvedores: não há multiplayer em No Man’s Sky.

A reação da desenvolvedora

Sean Murray, desenvolvedor chefe da Hello games, reagiu de maneira muito positiva e pareceu muito surpreso com toda a recepção que o jogo recebeu. “Adicionamos um ‘escanear outros jogadores’ para encorajar esse encontro (entre os players).  Nós queremos que aconteça – mas no primeiro dia?”

No Man's Sky

Ele reforçou o fato de o universo ser gigante e conter muitos easter eggs. Vale lembrar que trata-se de um jogo Indie que foi financiado pela própria Sony (que abraçou o projeto). Murray ainda demonstrou preocupação com o fato de “muitas” pessoas estarem compartilhando do universo de uma vez só, logo após o lançamento do mesmo.

“É a confirmação de como nossos network coders são incríveis o fato de as descobertas estarem funcionando tão bem. Por exemplo, durante a noite de lançamento chegamos á incrível marca de 10 milhões de espécies descobertas no game. Isto é mais do que já foi descoberto na Terra.”

E você leitor do  Meu PS4, o que acha disso? Não se esqueça de comentar e conferir: