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Ninja Gaiden 4 vai “honrar a série”, garantem devs

Após mais de uma década de hiato, a franquia está de volta com Ninja Gaiden 4, anunciado durante o Xbox Developer Direct

por Thiago Barros
Ninja Gaiden 4 vai

Quando o assunto é jogos de ação, ninjas parecem sempre ser uma escolha certeira. Pelo menos é o que acredita Fumihiko Yasuda, produtor da Team Ninja. Em uma conversa com o Eurogamer sobre a popularidade dos ninjas nos games, Yasuda explicou o apelo universal desses personagens, que vêm desde os jogos 2D dos Anos 80 e vão estrelar Ninja Gaiden 4, recém-revelado pelo estúdio.

“Os ninjas possuem habilidades acrobáticas que atraem jogadores de qualquer parte do mundo. Além disso, o fato de esconderem o rosto, mantendo uma aura de mistério e profissionalismo sério, é algo que cativa o público,” comenta Yasuda. Yuji Nakao, produtor e diretor da PlatinumGames, concorda: “Desde os primeiros jogos da série Ninja Gaiden, os ninjas capturaram essa imagem de ‘cool’ que todos imaginam.”

Lançado originalmente em 1988, Ninja Gaiden foi pioneiro em popularizar o herói ninja de ação, combinando cenários retro-futuristas, cenas cinematográficas e um nível de dificuldade que desafiava até os jogadores mais habilidosos. A série ganhou um reboot 3D em 2004, desenvolvido pela Team Ninja para o Xbox, que continuou até o lançamento de Ninja Gaiden 3, em 2012.

Após mais de uma década de hiato, a franquia está de volta com Ninja Gaiden 4, anunciado durante o Xbox Developer Direct. E, desta vez, o retorno vem com um reforço de peso: uma parceria com a PlatinumGames, famosa por títulos como Bayonetta e NieR: Automata.

Para Yasuda, a espera de mais de 10 anos foi necessária para garantir que Ninja Gaiden 4 esteja à altura do legado da série. “Queríamos criar uma experiência digna de um título principal, capaz de agradar os fãs de longa data e, ao mesmo tempo, atrair novos jogadores para esse universo,” explica o produtor.

O novo jogo seguirá os eventos de Ninja Gaiden 3, mas também funcionará como um ponto de partida acessível para novatos. Uma das principais novidades é a introdução de Yakumo, um jovem ninja de um clã rival de Ryu Hayabusa. Embora Ryu continue sendo uma presença forte e jogável, Yakumo trará elementos únicos, como seu estilo de ninjutsu Nué, com movimentos de finalização instantânea, oferecendo uma nova abordagem ao combate.

“A introdução de Yakumo eleva ainda mais a presença de Ryu. Os dois personagens se complementam, e isso adiciona profundidade ao jogo,” diz Nakao.

Ninja Gaiden 4 não será soulslike

Desde o lançamento de Ninja Gaiden 3, a Team Ninja se aventurou pelo gênero Soulslike com os jogos da série Nioh e Wo Long: Fallen Dynasty. No entanto, Yasuda garante que Ninja Gaiden 4 retorna às características que tornaram a franquia icônica: combate rápido, mecânicas intensas e, claro, a dificuldade desafiadora: “Ninja Gaiden é conhecido por sua intensidade e o equilíbrio dinâmico entre ataque e defesa,” afirma Nakao.

Mesmo assim, os desenvolvedores estão atentos ao público mais casual, incluindo opções de dificuldade para tornar a experiência mais acessível, sem perder o senso de desafio e recompensa que define a série. Como Nakao resume: “Ninja Gaiden é uma série que testa os jogadores ao limite, criando situações estressantes que são recompensadas com momentos catárticos de vitória. É isso que mantém os fãs voltando e faz a franquia resistir ao tempo.”

Com sua mistura de tradição e inovação, Ninja Gaiden 4 promete resgatar a essência do gênero enquanto apresenta um novo padrão para jogos de ação.