Neil Druckmann: Uncharted 2 foi diferente de seus outros jogos
Criador de The Last of Us e com Intergalactic por vir, Druckmann diz que Uncharted 2 foi único projeto do qual ele não teve nenhuma dúvida
Um bate-papo entre dois dos principais nomes dos PlayStation Studios foi uma das grandes atrações do DICE Summit (via DualShockers). Neil Druckmann, head da Naughty Dog, conversou ao vivo com Cory Barlog, diretor da Santa Monica Studio. Dentre os muitos assuntos, claro, a enorme quantidade de projetos nas quais Druckmann esteve envolvido nos últimos anos.
Mas um deles, lá de 2009, ainda tem um lugar especialíssimo no coração do executivo. Neil falou sobre os desafios do processo criativo e revelou que, ao longo de sua carreira, nem sempre teve confiança absoluta no sucesso de seus projetos. Porém, um deles foi diferente: Uncharted 2.
“Em todos os outros projetos em que fui responsável, em vários momentos, tive a sensação de que não iríamos conseguir. Você precisa simplesmente seguir em frente, apesar dessa dúvida”, disse.
Lançado em 2009, Uncharted 2 se tornou um marco na indústria, sendo amplamente considerado um dos melhores títulos da franquia. Mas, segundo Druckmann, o desenvolvimento de jogos traz um nível constante de ansiedade, especialmente ao lidar com a complexidade de equipes grandes, orçamentos e a necessidade de inovação.
Ele explicou que o processo criativo da Naughty Dog envolve testar várias ideias até encontrar algo realmente único. “Sabemos que nossa primeira ideia nunca é a melhor. Precisamos chegar na sétima para ter algo interessante e original. As primeiras são sempre algo que já vimos antes.”
Uncharted 2 é inspiração para o futuro
Druckmann também comentou sobre a importância de descartar conceitos que não funcionam, mesmo que isso seja frustrante. “É assim que ultrapassamos nossas dúvidas. Temos que aceitar que parte do trabalho será jogada fora. Isso faz parte do nosso processo.”
Mesmo após o sucesso contínuo da Naughty Dog, Druckmann reforça que cada novo projeto traz novos desafios e incertezas. “Tudo o que podemos fazer é seguir nossos instintos, ouvir o time e confiar no processo.”
Atualmente, ele retorna como diretor criativo em Intergalactic: The Heretic Prophet, novo projeto da Naughty Dog, que promete mais uma vez explorar os limites da narrativa e da inovação nos games.