Músico explica como criou a abertura clássica do PlayStation 1
Som de abertura marcou gerações de gamers.
Um dos sons mais conhecidos pelos fãs de PlayStation é o de abertura do saudoso PlayStation 1. Ao colocar qualquer título para rodar, os jogadores viam uma tela com o logo da Sony e em seguida, do próprio console. O criador desse elemento – hoje nostálgico para os gamers – Takafumi Fujisawa, lembrou de seu processo de produção.
Em entrevista ao editor da Game Informer (via PS Blog), Fujisawa explicou seu design. Segundo ele, na época a primeira demo quase foi aprovado, o que mostra o bom trabalho desde seus primórdios.
Tive um briefing geral, mas o primeiro demo já quase foi aprovado. Tinha uma versão alternativa com uma voz sussurrando “PlayStation” por cima, que gravei eu mesmo, mas para não dar a impressão que o PS1 falava com você, optamos pela versão mais ortodoxa (simples) no final.
Ele ainda afirma que a progressão do som é intencional para que o ouvinte se sinta estável, e em seguida, fique com uma forte impressão, o que é característica daquele estilo.
Comecei com um som de orquestra, e adicionei um estilo étnico conforme o som progride. Estruturei o som para que o ouvinte comece estável, e depois se sinta um pouco fora, para que o som crie uma forte impressão, levando-a até uma intonação harmônica original.
Fujisawa não gastou muito tempo com a produção musical do som de abertura do PS1. De acordo com o músico, o processo de junção dos instrumentos durou duas semanas, enquanto que gravação no estúdio se deu em apenas dois dias.
Pensei na estrutura, selecionei os tons, e juntei os instrumentos em duas semanas, e o trabalho de estúdio foi feito mais ou menos em dois dias. Desde o começo pensei que queria que a imagem do som fosse algo emocionante, como quando se entra em um cinema. Realmente quis comunicar e reforçar que algo divertido estava prestes a acontecer.
O PlayStation 1 chegou ao mercado em 3 de dezembro de 1994, fazendo seu 25º aniversário na última terça-feira (3). No Japão, o console vendeu 100 mil cópias apenas no primeiro dia e eventualmente chegou a marca de 100 milhões de comercializações, tornando-se o primeiro videogame na história a alcançar tais números.