Notícias

Morre Kazuhisa Hashimoto, criador do Código Konami, aos 61 anos

Um ícone da cultura pop.

por Vinícius Paráboa
Morre Kazuhisa Hashimoto, criador do Código Konami, aos 61 anos

Esta quinta-feira (26) é um dia de luto na comunidade gamer. Kazuhisa Hashimoto, famoso pela criação do Código Konami (“Konami Code”, em inglês), faleceu aos 61 anos. A informação foi divulgada por Yuji Takenouchi, compositor e ex-colega do programador.

Além de programador, Hashimoto foi designer e produtor da empresa japonesa entre as décadas de 80 e 90. Seus principais trabalhos incluem títulos como: ISS, Snatcher e Gradius. Na versão de NES do último, ele deixou seu maior legado: uma sequência de botões, que se pressionados, davam uma série de power-ups para o jogador.

“Cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A, start” virou uma marca registrada da Konami, que a usou em outros jogos. Franquias como Contra, Castlevania e Super Star Soccer tinham o macete.

Hashimoto explicou em uma entrevista em 2003, que criou o código porque Gradius estava muito difícil na fase de testes. Então, ele fez uma sequência fácil de lembrar para facilitar a vida das pessoas.

O Código Konami não é exclusivo de jogos da empresa e virou ícone da cultura pop. Fortnite, Rocket League e BioShock Infinite já o usaram eventualmente. Em filmes, a Disney chegou a mencioná-lo em Detona Ralph (2012). A Netflix, por sua vez, possui um menu secreto, que pode ser acessado ao digitar o tal password. Até a Alexa, assistente pessoal da Amazon tem um easter-egg quando mencionamos o código.