Notícias

Executivo acredita que mídia física vai desaparecer em até 3 anos

David Braben disse que a crise mundial de saúde acelerou a transição do físico para o digital

por Caio Miranda
Executivo acredita que mídia física vai desaparecer em até 3 anos

Estamos vivendo uma era quase inteiramente digital, mas a mídia física ainda sobrevive. O PlayStation 5, por exemplo, terá entrada para discos. Apesar disso, há quem diga que os jogos neste formato estão com seus dias contados.

É o caso do diretor executivo da Frontier Developments, David Braben. Em entrevista ao portal GamesIndustry, o mandatário do estúdio de Jurassic World Evolution disse que a crise mundial de saúde resultou na aceleração da transição do físico para o digital.

Vimos uma aceleração na transição do físico para o digital. Isso é uma coisa boa. Provavelmente são dois ou três anos antes que a mídia física desapareça mais ou menos, e provavelmente acelerou um pouco essa escala de tempo.

As declarações de Braben são parecidas com as previsões do diretor executivo da Take-Two Interactive, Strauss Zelnick. De acordo com Zelnick, está havendo um processo de aceleração para a distribuição digital, mas ele torce para que os bens físicos não desapareçam.

Segundo dados da Superdata, as vendas de jogos digitais pelo mundo totalizaram US$ 10,5 bilhões em abril de 2020. A receita foi superior a março de 2020 e aumentou 17% em relação ao mesmo período do ano anterior (US $ 8,9 bilhões).

Superdata

Bom para a indústria

O substancial aumento nas vendas e no número de jogadores ocorreu primeiro na China, país onde começou a crise da saúde. Hoje, o mesmo movimento é visto na Europa e Reino Unido. David Braben percebeu um claro aumento do número de gamers nos títulos da Frontier Developments.

As vendas aumentaram, o número de jogadores em nossos jogos aumentou substancialmente. Vimos isso pela primeira vez na China, onde houve um grande aumento de jogadores durante o bloqueio em fevereiro.

Por fim, o executivo lamentou a situação complicada no mundo, mas confessou que, no geral, o momento tem sido bom para a indústria de jogos.