Notícias

Microsoft não desiste dos consoles e vem com tudo pra cima da Sony e Nintendo

Microsoft estaria planejando um console portátil para este ano e um Xbox de próxima geração para 2027

por Vinícius Paráboa
Microsoft não desiste dos consoles e vem com tudo pra cima da Sony e Nintendo

A Microsoft não desistiu de lutar por um espaço no mercado de games. Pelo menos é o que indica o jornalista Jez Corden, do Windows Central. Segundo ele, a empresa norte-americana planeja lançar um console portátil ainda em 2025 e um Xbox de nova geração em 2027 — e se manter de pé na disputa contra Sony e Nintendo.

Primeiramente, a Microsoft estaria trabalhando com uma empresa Original Equipment Manufacturer (OEM) de jogos para PC, que não foi revelada pelo repórter (exemplos de OEMs são ASUS, Lenovo, MSI, Razer, etc.). O objetivo seria lançar um console portátil Xbox, ainda neste ano, caso os planos se concretizem. Ele possui o codinome “Keenan”, conta com a identidade “Xbox” e com botões característicos da marca. Por fim, seria possível rodar o Windows nele, além de acessar a Microsoft Store, o PC Game Pass e a Steam.

Enquanto isso, Corden também revela, através de suas fontes, que o CEO Satya Nadella já teria aprovado o sucessor do Xbox Series S/X para 2027. Haverá novas opções de controles, o sistema de retrocompatibilidade seguirá ativo, e esse console ficaria “próximo” do Windows, reduzindo o trabalho dos desenvolvedores ao criar ports que vêm do PC.

PlayStation e Microsoft

O jornalista, claro, também ressalta que alguns desses planos podem ser alterados no futuro. No entanto, se tudo seguir conforme o previsto, a Sony e a Nintendo seguirão tendo a Microsoft como rival — apesar da companhia dos EUA continuar lançando seus exclusivos no PS5, como Forza Horizon 5, DOOM: The Dark Ages e mais.

Ex-Microsoft diz que “encorajava a batalha” entre PlayStation e Xbox

Peter Moore, ex-executivo da Microsoft, afirmou que a rivalidade entre Xbox e PlayStation foi positiva para a indústria. Durante uma entrevista ao Danny Peña’s, ele explicou que essa disputa ajudou a consolidar os videogames como um meio de entretenimento legítimo, afastando a visão negativa da mídia sobre os jogos. Saiba mais aqui!