Notícias

Microsoft: “Xbox começou atrás de Nintendo e Sony e segue em terceiro”

Em documento sobre a aquisição da Activision, dona do Windows falou essa frase "curiosa"

por Thiago Barros
Microsoft:

A Microsoft preparou um extenso documento, de 37 páginas, para defender-se na Federal Trade Commission (FTC), nos Estados Unidos, sobre a compra da Activision Blizzard. O órgão está tentando bloquear o negócio alegando que seria prejudicial para a concorrência no mercado dos games. Mas, segundo a dona do Windows, isso não vai ocorrer, porque ela ainda é a menos forte das três gigantes do ramo.

Em uma frase “curiosa”, a companhia fez a alegação dizendo que continua muito atrás de Nintendo e Sony – assim como nos primeiros anos da Xbox. É mais um posicionamento semelhante ao que a companhia fez ao falar de seus exclusivos.

“A Xbox começou atrás de Nintendo e Sony há 20 anos, quando começou a fazer consoles, e continua em terceiro lugar hoje”, diz o documento, que também fala sobre a pouca presença mobile da companhia: “também quase não estamos nos jogos de celular, que é onde 94% dos games gastam seu tempo hoje”.

Recentemente, o ex-presidente da FTC revelou que acredita que o acordo, no fim das contas, será fechado. Porém, os capítulos desta novela seguem acontecendo – e, aparentemente, vão se prolongar por 2023 também.

Rankings de Microsoft, Nintendo e PlayStation

Como mostra o VGChartz, PlayStation e Nintendo realmente vendem muito mais consoles do que a Microsoft – especialmente desde a chegada do Switch, que já superou as 114 milhões de unidades. O PS4 chegou aos 117 milhões. Ambos estão no Top 5 da história, atrás de PS2 (Sony), Nintendo DS e Game Boy Color (Nintendo).

Dos aparelhos da Microsoft, o mais popular foi o Xbox 360, com 84 milhões – ficando atrás de todos os da PlayStation, exceto o 5, que foi lançado há dois anos e superou as 25 milhões de unidades – mais de 10 milhões acima da linha Xbox Series, que é sua concorrente direta. Os modelos Xbox One estão, em números estimados, na casa dos 60 milhões.