Notícias

Imune aos problemas da indústria, mercado japonês de jogos tem crescimento impressionante

Maiores empresas de games no país vêm apresentando números recordistas

por André Custodio
Imune aos problemas da indústria, mercado japonês de jogos tem crescimento impressionante

O mercado japonês de jogos eletrônicos registrou um crescimento notável em 2025, desafiando as tendências globais da indústria, em especial no ocidente. Dados divulgados pelo analista Serkan Toto, na Kantan Games, revelam que as empresas locais vão muito bem.

O Japão parece imune a problemas como demissões em estúdios ocidentais e adiamentos frequentes. Esse sucesso vem de uma combinação única, onde títulos como Monster Hunter Wilds e Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii dominaram as paradas.

Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii
Fonte: SEGA

Vendas de consoles e software no mercado japonês

De acordo com Toto, cinco das grandes empresas locais atingiram preços recordes de ações neste ano: Sony, Nintendo, Konami, Capcom e Bandai Namco. Delas, Sony e Nintendo têm reforços extras por meio das vendas de hardware, que seguem em alta.

As comercializações de consoles atingiram 8 milhões de unidades no ano fiscal, impulsionadas pelo PS5 Pro e pelo Switch OLED. Enquanto isso, softwares venderam 25 milhões de cópias, com 60% em formato físico, um traço cultural japonês que ainda resiste. Já a receita total ultrapassou ¥1,5 trilhão (cerca de US$ 10 bilhões), segundo a CESA.

A Kantan Games aponta que a estabilidade econômica local e a fidelidade dos jogadores sustentam o setor. Enquanto o ocidente corta custos e é afetado por fracassos, o mercado japonês investe em qualidade, consolidando um crescimento que o destaca no cenário global.

O que você acha dessa ascensão na indústria? Comente!