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Brasil é líder no mercado de games na América Latina e 13º no ranking mundial

O relatório foi divulgado pelos analistas da NewZoo e o perfil dos jogadores brasileiros aponta para uma maioria que prefere assistir do que jogar

por Jean Azevedo
Brasil é líder no mercado de games na América Latina e 13º no ranking mundial

De acordo com os analistas da NewZoo, o Brasil é líder de lucratividade no mercado de games na América Latina e 13º colocado no ranking mundial. A pesquisa se baseou no ano de 2020, quando a pandemia teve início.

Já agradecendo ao perfil de Twitter CheckpointBR pelo compilado de informações publicadas, outros dados importantes sobre os jogadores brasileiros foram destacados. O número de players cresceu 9% e houve um aumento de receita maior que 28%, fazendo-o oscilar entre a 13ª e 14ª posição.

Mercado Mundial de games - desempenho do Brasil em gráfico

Em comparação com a Índia, que ocupa a 12ª posição no ranking e conta com faturamento de US$ 2,2 bilhões de dólares e 339 milhões de jogadores, o Brasil não a ultrapassa por pouco. O país sul-americano apresenta US$ 2,18 bilhões com “somente” 89 milhões de jogadores.

Mercado Mundial de Games - Renda por região

Anteriormente, o México era o país latino mais bem colocado no mercado de games. No total, o faturamento latino-americano chegou aos US$ 7,2 bilhões em 2020, representando cerca de 4% do lucro mundial — 1,25% desse número é proveniente do Brasil.

O perfil brasileiro no mercado de games

A pesquisa também apontou qual o principal perfil do jogador brasileiro. E o estilo que mais nos define é o “Popcorn Gamer”, ou seja, quem adora assistir conteúdo sobre games, mas não gasta muitas horas por semana jogando. Essa classe responde a 19% dos players.Classificação do gamer brasileiro de acordo com o mercado mundial de games

Já os “The Bargain Buyer” correspondem a 17% dos nossos players. Essa parcela prefere os jogos free-to-play e com descontos, em outras palavras, só efetuam a compra quando necessário.

classsificação do perfil do jogador brasileiro - mercado mundial de games

Fechando o top 3 dos jogadores, temos o “Time Filler”, aquele usuário que não se importa com o hardware e joga para se distrair. Correspondendo a 14% da população gamer, é outro perfil predominante entre os brasileiros.

Mercado Mundial de Games - The Time Filler

Dos jogadores brasileiros, 68,4% têm como principal dispositivo para gameplay o mobile. Os usuários de PC vem em segundo com 59,2%, seguido dos consoles com 54,8%.

Jogadores brasileiros por plataforma segundo o mercado mundial de games

O público feminino, ainda de acordo com a pesquisa, predomina com 50,8% nos dados. Outra característica dos players aponta que grande parte possui ensino superior e estão empregados, com idade entre 21 e 35 anos.

Em qual perfil de jogador você se enquadra? Deixe sua resposta nos comentários.