Notícias

Mercado de games deve chegar a U$ 159 bilhões em 2020

Mercado deve apresentar crescimento mesmo diante de um período conturbado

por Raphael Batista
Mercado de games deve chegar a U$ 159 bilhões em 2020

De acordo com a 2020 Global Games Market Report, um relatório publicado pela firma de inteligência Newzoo, a indústria de videogames deve gerar U$ 159 bilhões até o fim de 2020. Mesmo diante uma situação mundial delicada, é previsto um aumento de cerca de 9,3% das receitas no setor.

O relatório apontou que os mercados emergentes, como o Oriente Médio e África, já ultrapassaram a Europa e a América do Norte em termos de crescimento de jogadores. Porém, tratando especificamente sobre o poder financeiro, os territórios europeus e norte-americanos continuam à frente das regiões citadas.

É possível compreender melhor a comparação com os dados divulgados pelo relatório. O mercado da Europa e América do Norte contam com uma audiência de jogadores de 368 milhões e 210 milhões, respectivamente. No entanto, o primeiro território gera US$ 30 bilhões enquanto o segundo já é mais de US$ 40 bilhões.

O Oriente Médio e África contam com um público de 377 milhões de jogadores, mas representam apenas 3% da receita do mercado de games. O mesmo parâmetro foi revelado para a América Latina que conta com 266 milhões de jogadores, mas é responsável por uma fatia de 4% de toda a receita.

A Ásia é a região que permanece no topo em ambos os indicadores. O mercado de games no território conta com 1.4 bilhão de jogadores e corresponde a 49% de toda a receita, um equivalente a U$ 78.4 bilhões. Um número bem alto.

Apesar de não revelar quais plataformas são mais rentáveis (consoles, PC ou mobile), não é difícil imaginar que o mercado para dispositivos móveis esteja na liderança.

De acordo com o relatório da Newzoo, o número de jogadores deverá crescer até o final de 2020 e chegará ao marco de 2.7 bilhões. Muita gente jogando não é mesmo?