Notícias

Com cenário carioca, Martial Arts Tycoon: Brazil tem teaser apresentado

Jogo de estratégia e gerenciamento representará o Rio de Janeiro com fidelidade

por Vinícius Paráboa
Com cenário carioca, Martial Arts Tycoon: Brazil tem teaser apresentado

A Good Dog Studios aproveitou o BIG Festival 2023 para apresentar o primeiro teaser de Martial Arts Tycoon: Brazil, um jogo de gerenciamento e estratégia que se passa no Rio de Janeiro. O game segue sem data de estreia confirmada.

O vídeo mostra um amplo cenário inspirado no Rio de Janeiro, com o protagonista Lucas vestindo a camisa do Flamengo e se exercitando. Os jogadores precisarão gerenciar um ginásio de Jiu-Jitsu na Cidade Maravilhosa, para então crescer e abrir outras filiais pela capital carioca.

“Depois de mais de 10 anos na Infinity Ward, me mudei para o Brasil para morar e treinar jiu-jitsu. Posso falar por experiência própria que os jogadores brasileiros são um dos mais apaixonados que já conheci”, diz Chance Glasco, criador do jogo, em comunicado. “É uma honra estrear Martial Arts Tycoon: Brazil no BIG Festival deste ano. Com esse jogo, nossa equipe pretende capturar um retrato autêntico da vida cotidiana no Brasil, seja em favelas ou em lugares mais conhecidos, como Copacabana e Ipanema”.

Criador de Martial Arts Tycoon: Brazil é americano, mas morou no Rio

MeuPlayStation teve a oportunidade de entrevistar o criador do game, Chance Glasco, no BIG Festival. Apesar de seu passado como desenvolvedor de Call of Duty e co-fundador da Infinity Ward, ele está em um novo capítulo da sua carreira.

Glasco afirma que possui muita experiência em FPS, mas é importante encarar um novo desafio para produzir outro gênero de games.

É importante contratar as pessoas que são capazes de trabalhar o tipo de jogo que se está fazendo. Tenho muita experiência em FPS, mas mesmo com as dificuldades [de fazer uma transição], eu estou muito feliz com isto.

Martial Arts Tycoon: Brazil

O desenvolvedor já tem o verde e amarelo em seu sangue. Após passar dez anos na Infinity Ward, ele se mudou para o Rio de Janeiro, no bairro da Glória. Lá, fez amigos, aprendeu português e se tornou faixa roxa em jiu-jitsu. Essa experiência foi determinante para criar o conceito de Martial Arts Tycoon: Brazil.

Eu estava tão cansado de fazer shooters, então me mudei para o Brasil, para o Rio, na Glória. Não é tipicamente a área para onde os ‘gringos’ vão para passar férias. Nunca tive problemas com violência lá. Mas embora não estejamos nos esquivando dos lados ruins da favela, estamos mostrando todos os lados dela. Não é tudo sobre bandidos, polícia, tráficos de drogas… claro, existem mais pessoas fazendo essas coisas nas favelas do que em bairros mais educados, mas ainda é a minoria. Você tem que mostrar o aspecto completo, mostrar as pessoas e famílias que só estão tentando sobreviver lá.

Matt Heafy, vocalista e guitarrista da banda de metal Trivium, é o compositor principal do game. E apesar das raízes do rock and roll, Glasco garante que as músicas criadas por ele serão de gêneros populares no Brasil – com algumas faixas de heavy metal em momentos mais tensos.

Metal é um gênero musical muito complexo, então, se você consegue escrever músicas neste estilo, você consegue escrever basicamente qualquer outro tipo de música. O trailer usa samba. A vasta maioria das músicas usadas no game não são de metal… com exceção de situações mais tensas, mas, no geral, vão ser músicas brasileiras.

Martial Arts Tycoon: Brazil

Por fim, Chance Glasco afirma que Martial Arts Tycoon: Brazil abordará questões climáticas. Uma das mecânicas do jogo é a ocorrência de ondas de calor, que podem causar problemas de saúde nos NPCs.

Em Martial Arts Tycoon: Brazil, nós temos um medidor, com base na temperatura média do Rio. De vez em quando, haverá uma onda de calor no jogo. As pessoas não respeitam ondas de calor do jeito que temem e respeitam tornados… quando um tornado chega à Califórnia, é de categoria 4, seu nome é Gustav… isso humaniza o tornado, o torna um vilão.

Agora, com uma onda de calor, as pessoas não ligam. Eles matam mais que tornados e terremotos combinados. Nos hospitais, eles dizem que essas pessoas morreram de um AVC. Não dizem que você morre de uma onda de calor. No jogo, os jogadores saberão disso: eles deverão proteger os NPCs, com ventiladores e afins.

Martial Arts Tycoon: Brazil chega ao PC em 2024. Posteriormente, o jogo estreará nos consoles.