Notícias

Mark Cerny, pai do PS5, fala sobre chegada do Dolby Atmos

Suporte será automático e nem precisou ser testado internamente

por Jean Azevedo
Mark Cerny, pai do PS5, fala sobre chegada do Dolby Atmos

A próxima grande atualização do PS5 já foi detalhada pela Sony, mas um recurso em específico tem chamado a atenção: a tecnologia sonora Dolby Atmos. Em uma carta enviada aos analistas do Digital Foundry, Mark Cerny, designer do console, falou um pouco mais sobre a funcionalidade.

Antes de mais nada, a Dolby Atmos é uma ferramenta capaz de reproduzir áudios com qualidade de cinema. Ela reforça o realismo e entrega mais imersão durante a execução de diversos produtos multimídia, como jogos, filmes e músicas. Na prática, ele verticaliza os efeitos e envolve o espectador de forma multidimensional.

Nativamente, o videogame vinha utilizando a Tempest para levar os efeitos sonoros aos jogadores. Agora, será possível usufruir de ambas as vantagens durante o gameplay. Confira a explicação: 

Até a atualização mais recente, o mecanismo Tempest renderizava as informações nos canais Ambisonic para fones de ouvido, alto-falantes de TV estéreo e configurações de áudio 5.1 e 7.1. Agora, o suporte para 7.1.4 foi introduzido, com seus quatro alto-falantes suspensos, mas na verdade nada muda na estratégia geral de renderização do Tempest: os 36 canais Ambisonic já incluem áudio vindo de todas as direções, inclusive de cima do jogador.

Mark Cerny

A confiança de Cerny no sistema do PS5 é tão grande que as equipes nem precisaram testar para ver se funciona:

É verdade que as equipes de desenvolvimento do jogo não puderam testar com essas configurações de alto-falantes, mas o suporte deve ser bastante automático, os dados de áudio necessários para o jogo já estão presentes em formato Ambisonic. No futuro, há uma oportunidade de melhoria, pois os designers de som podem verificar a melhor qualidade de áudio em configurações de alto-falantes 7.1.4 também.

PS5 SLIM

Suposto PS5 Slim aparece na internet

Um suposto modelo do PS5 Slim foi vazado nas redes sociais e chamou a atenção da comunidade. Aparentemente, ele é um modelo ligeiramente menor e com leitor de disco removível. Saiba mais detalhes aqui!