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“Caminhamos para uma indústria maior”, diz Mark Cerny sobre jogos de PlayStation no PC

Mark Cerny não está "tentando fazer um PC de baixo custo" ao criar um console

por Raphael Batista

Mark Cerny, o arquiteto responsável pelo PS4 e PS5, reconheceu que os esforços da PlayStation em disponibilizar os exclusivos no computador visam “mostrar o caminho para uma indústria maior”.

Em uma entrevista ao Games Industry, o empresário apontou como as tecnologias nos consoles incentivam o desenvolvimento e vice-versa, fazendo com que os jogos de PlayStation no PC tenham um resultado positivo.

Gosto de pensar que estamos mostrando o caminho para a indústria maior, e que nossos esforços acabam beneficiando aqueles que jogam no PC também. É um exemplo de alta tecnologia, mas no PS4 tínhamos interfaces de GPU muito eficientes, e isso pode muito bem ter estimulado o DirectX a se tornar mais eficiente em resposta. Ou para olhar para algo mais focado no consumidor, acredito que lançar o PS5 em 2020 com um SSD integrado de altíssimo desempenho colocou pressão no mundo do PC para colocar sua API DirectStorage correspondente nas mãos de seus jogadores.

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Mark Cerny é o arquiteto do PS4 e PS5.

Jogos de PlayStation no PC são desafiadores

Ele apontou que há desafios neste tipo de desenvolvimento. Os videogames contam com recursos personalizados e portar para o computador é uma missão árdua. Contudo, Cerny defende que o objetivo não é “construir um PC de baixo custo” ao fazer um console e, sim, recriar uma experiência adequada em outra plataforma.

Por fim, ele disse que sua missão como arquiteto de consoles é reduzir o tempo exigido para os devs começarem suas produções. No passado era fácil inserir um recurso na tela, mas o processo se complicou demasiadamente até o PlayStation 3 que exigia de seis meses até um ano. Já nas gerações mais recentes, o executivo disse que o tempo reduziu para um ou dois meses.