Notícias

Marathon não terá chat por proximidade “para evitar toxicidade”

Bungie não investiu na comunicação por proximidade em seu shooter Marathon, que chegará em breve

por Thiago Barros
Marathon não terá chat por proximidade

Se você estava esperando aquele clássico caos de voz no meio da partida, pode tirar o headset da cabeça: Marathon, o novo shooter da Bungie, não terá chat de proximidade no lançamento. A revelação veio direto do diretor do jogo, Joe Ziegler, em entrevista ao PCGamer.

Segundo ele, o recurso até pode fazer sentido dentro da proposta, mas ainda é difícil garantir que isso aconteceria de forma saudável, então, por enquanto, ele está descartado. A ideia é evitar a toxicidade.

“A gente curte a ideia, não somos contra. Mas a real é que ainda ninguém encontrou um jeito seguro de implementar isso sem virar um campo de guerra verbal”, explicou Ziegler.

O foco da Bungie, pelo menos nesse momento, é manter o ambiente o mais seguro e respeitoso possível. Apesar disso, o diretor deixou a porta aberta: se surgirem ferramentas ou formas eficazes de moderar esse tipo de comunicação, o recurso pode aparecer no futuro.

“Enquanto não tivermos uma solução pra evitar toxicidade e comportamentos abusivos, vamos deixar o chat de proximidade de lado”, completou.

A Bungie revelou, no último final de semana, que Marathon chega no dia 23 de setembro de 2025, com versões para PS5, PC e Xbox Series X|S.

Dev de Concord pede paciência com Marathon: “isso é loucura”

Se alguém sabe o que é ter um jogo de tiro esculachado pela comunidade, é quem trabalhou em Concord. Stephan Williams, atualmente artista sênior de efeitos visuais na Digital Extremes, mas parte da equipe da Firewalk Studio em Concord, apareceu no subreddit de Marathon como -MrSpug- e desabafou sobre o cancelamento antecipado de Marathon. Leia mais aqui.