Notícias

Marathon vai além do gênero: Bungie aposta em “extração social” com foco em diversão e cooperação

Jogadores lidarão com a tensão de desviar de outros runners e, ao mesmo tempo, enfrentá-los por recompensas maiores

por Raphael Batista
Marathon vai além do gênero: Bungie aposta em

A proposta de Marathon não é apenas reinventar o gênero de shooters de extração, mas criar uma verdadeira experiência de extração social. A Bungie quer que cada partida vá além da adrenalina de entrar e sair com loot: a ideia é construir conexões, tomadas de decisão em equipe e momentos memoráveis — mesmo quando tudo dá errado.

Em entrevista (via Insider Gaming), o diretor Joe Ziegler afirmou que o game foi desenhado desde o início para ser divertido, mesmo em situações de derrota. Em vez de punições severas, Marathon aposta em uma jogabilidade que valoriza a cooperação e o improviso, sem abrir mão da tensão que o gênero exige.

Segundo Ziegler, o título equilibra riscos e oportunidades em um mapa vivo, onde é possível evitar combates diretos contra outros jogadores — mas também se arriscar em intensas batalhas pela sobrevivência. “É quase como uma dança”, disse o diretor, “em que cada passo pode acelerar ou desacelerar o ritmo da partida”.

A grande sacada, explica Ziegler, foi transformar Marathon em uma jornada coletiva:

“Queríamos que fosse uma experiência em que jogar com amigos ou até desconhecidos tenha valor. Algo onde você sente que está criando uma aventura junto com os outros, e não sendo separado o tempo todo, sabe?”

Diferente de outros shooters do tipo, onde o jogador derrotado é simplesmente eliminado e precisa esperar do lado de fora, Marathon oferece formas de retornar à ação e ainda contribuir com o esquadrão. Isso aumenta o dinamismo das partidas e evita que a frustração domine a experiência.

Marathon chega em 23 de setembro para PS5, Xbox Series X|S e PC. A Bungie promete mais novidades até lá — e o MeuPlayStation vai acompanhar tudo de perto.