“Enquanto eu estiver por aqui e não tiver me aposentado, continuarei dando meu máximo para Final Fantasy XIV”. Naoki Yoshida, produtor e diretor de FFXIV, é só dedicação ao seu trabalho – independente de qual seja a plataforma. E agora o foco está em Final Fantasy XIV Mobile, recém-anunciado pela Square Enix e a Lightspeed Studios.
Em entrevista à IGN, Yoshida admitiu que tinha preocupações quanto à adaptação, porém revelou que hoje vê a nova versão do game como “uma irmã mais nova” da original, além de prometer que ela tem tudo para entregar uma experiência incrível aos jogadores:
“Embora estivéssemos entusiasmados com a ideia de uma versão mobile, tínhamos dúvidas sobre como adaptar alguns aspectos centrais, como monetização e jogabilidade principal, para torná-los mais acessíveis aos usuários de dispositivos móveis. Por isso, fornecemos um feedback desafiador à equipe de desenvolvimento de Final Fantasy XIV Mobile. É claro que Final Fantasy XIV e FFXIV Mobile serão desenvolvidos e operados de forma independente, com o FFXIV naturalmente à frente no cronograma de lançamento. No entanto, vemos o FFXIV Mobile como um título irmão e estamos profundamente envolvidos em sua supervisão. Continuaremos a oferecer orientação e feedback conforme o projeto avança, com a esperança de que ambas as versões cresçam lado a lado”.
Segundo o desenvolvedor, Final Fantasy XIV Mobile será relativamente semelhante à versão para PC e console. A ideia é “recriar fielmente a história para os usuários de dispositivos móveis”, além de incorporarar elementos como o Gold Saucer, Triple Triad, e as mecânicas de crafting e gathering.
Nove classes na estreia de Final Fantasy XIV Mobile
Final Fantasy XIV Mobile pretende manter a essência social e acolhedora do jogo original, com opções para quem prefere jogar sozinho ou em grupo. As interações e a construção de amizades continuarão sendo um dos pilares da sua experiência.
Na estreia, o jogo contará com diversas raças jogáveis e nove classes disponíveis. O sistema Armoury permitirá alternar entre classes livremente, trazendo ainda mais possibilidades à aventura. Os jogadores atenderão ao chamado do Cristal-Mãe, para levar a luz da esperança ao mundo de Hydaelyn, enfrentando primais e desafios épicos para salvar Eorzea.
Além de batalhas intensas, haverá diversas atividades extras, como personalizar sua casa, participar de eventos sazonais e explorar o Gold Saucer. Os sistemas de crafting e gathering também estarão disponíveis, com 11 classes relacionadas, para a realização de atividades como pesca, mineração e alquimia.