Notícias

LEGO e UNICEF lançam projeto de design de jogos para crianças

O projeto inclui, entre outros, diretrizes para desenvolver jogos focados nos oito "resultados de bem-estar" que as crianças podem obter por meio dos games

por Thiago Barros
LEGO e UNICEF lançam projeto de design de jogos para crianças

Se você cresceu nos anos 90 ou 2000, provavelmente ouviu dos seus pais que “jogar videogame faz mal”. Como os tempos mudaram, né? Hoje em dia, tem gente vivendo disso, e agora até mesmo a UNICEF está investindo em tecnologias para desenvolvimento de jogos eletrônicos. Em parceria com a LEGO, a organização desenvolveu uma ferramenta de design de jogos para crianças.

As ferramentas da Responsible Innovation in Technology for Children (RITEC) são voltadas para designers de jogos, com o objetivo final de fornecer “ferramentas práticas para criar experiências digitais que promovam ativamente o bem-estar”, conforme destacado pelo Games Industry.

O RITEC é um projeto de pesquisa cofundado pelo Grupo Lego e pela UNICEF, que contou com a participação de mais de 780 crianças em 18 países. Os estudos mostraram que o jogo digital pode ter um impacto positivo no bem-estar infantil. A pesquisa foi realizada em parceria com as universidades Western Sydney, Sheffield, New York, City University of New York e Queensland University of Technology.

“Projetar para o bem-estar significa permitir que as crianças tenham uma sensação de controle, liberdade de escolha e vivenciem o domínio e a sensação de conquista. Se bem projetados, os jogos também podem ajudar as crianças a regular suas emoções, sentir-se conectadas a outras pessoas e encontrar alegria em criar, explorar e colocar em prática novas ideias. Esses tipos de experiências são essenciais para o bem-estar infantil e podem até mesmo apoiar seu desenvolvimento”, diz um anúncio oficial enviado à imprensa.

UNICEF visa oito diretrizes para os games infantis

O projeto inclui, entre outros, diretrizes para desenvolver jogos focados nos oito “resultados de bem-estar” que as crianças podem obter por meio dos games, segundo a UNICEF: autonomia, competência, regulação emocional, relacionamentos, criatividade, identidades, diversidade, equidade e inclusão, além de segurança. Todos os detalhes podem ser vistos no site oficial da UNICEF.