Josef Fares: um visionário carismático que redefiniu a indústria dos games
Poucos nomes na indústria dos videogames conseguem unir inovação, emoção e uma personalidade vibrante como Josef Fares
Poucos nomes na indústria dos videogames conseguem unir inovação, emoção e uma personalidade vibrante como Josef Fares. Desde seus primórdios até se tornar um ícone, Fares trilhou um caminho repleto de desafios, surpresas e, claro, jogos memoráveis que conquistaram o coração dos fãs ao redor do mundo.
Vencedor do GOTY com It Takes e Two e forte concorrente neste ano com Split Fiction, Fares sempre teve uma visão clara: transformar a experiência dos jogadores. Sua trajetória começou com produções que já mostravam seu compromisso com narrativas profundas e mecânicas de jogo inovadoras.
Aos 10 anos, Josef Fares deixou o Líbano, fugindo da Guerra Civil com sua família, e se estabeleceu na Suécia. Em 2006, a Variety já o apontava como um dos 10 diretores emergentes a se ficar de olho, e no mesmo ano, ele foi laureado com o Prêmio do Conselho Nórdico de Cinema pelo filme “Zozo.”
Do cinema para os games
Ao se mudar para a Suécia, aos 10 anos de idade, encontrou o ambiente perfeito para aprimorar seu talento, e depois de se aventurar no universo do cinema, migrou para o mundo dos videogames, onde, com uma visão pra lá de inovadora, fundou a Hazelight Studios.
“Tem sido uma jornada difícil, posso dizer isso. Sempre fui um grande fã de jogos — quer dizer, um gamer hardcore. Jogo desde criança, praticamente desde os tempos do Atari, então sempre foi minha verdadeira paixão. Mas, quando entrei na indústria cinematográfica, eu sempre falava sobre jogos e o quanto os amava em todas as entrevistas que dava nas notícias locais aqui na Suécia. Eventualmente, acabei me conectando com um amigo que tinha uma escola de videogames, e ele disse que, durante o verão, eles teriam um pequeno projeto no qual eu poderia trabalhar e criar uma demo, se eu quisesse. Foi aí que tudo começou — e, na verdade, no mesmo dia em que ele disse isso, eu tive a ideia para o primeiro jogo que desenvolvi, que foi Brothers: A Tale of Two Sons”, contou, em entrevista à Vice.
Lá, ele combinou sua paixão por contar histórias com a interatividade dos jogos, criando títulos que não só encantam os fãs, mas também redefinem o que significa jogar, tornando-o um símbolo e pioneiro na indústria dos games. A estreia veio com Brothers: A Tale of Two Sons(2013), um jogo marcante, que misturava emoção, simbolismo e uma narrativa sem diálogos que falava direto ao coração do jogador.
Esse projeto não só destacou o talento do produtor, mas também estabeleceu as bases para sua futura reputação na indústria. E Fares não tardou a reinventar o gênero cooperativo. Com A Way Out (2018), ele apresentou um conceito ousado: um jogo inteiramente focado no modo cooperativo, onde a colaboração entre dois jogadores era a chave para a narrativa e para a resolução dos desafios.
A experiência imersiva de dividir a história com um amigo ganhou elogios pela originalidade e pelo dinamismo, demonstrando que os jogos podem ser, ao mesmo tempo, divertidos e profundos. Era claramente um passo importante na direção do que viria a seguir: a fama definitiva. Porque seu terceiro projeto, It Takes Two (2021), consolidou seu status de inovador.
Misturando elementos de fantasia, humor e mecânicas criativas, o jogo não apenas encantou críticos e jogadores, mas também recebeu prêmios importantes, provando que a genialidade de Fares não era um caso isolado, ficando eternizada com o prêmio de Jogo do Ano de 2019.
Agora, Split Fiction, lançado neste ano, tornou-se uma espécie de consagração para este modelo. Ele pegou tudo o que tinha dado certo anteriormente e conseguiu melhorar, adicionando ainda mais qualidade de gameplay, incríveis atributos técnicos e mais uma narrativa incrível. Isso fez com que o jogo fosse aclamado por público e mídia, vendesse muito e fizesse história a ponto de entrar no Guinness. Em menos de um mês.
Cada título lançado com a assinatura de Josef Fares reforçou sua reputação de contar histórias que ultrapassam barreiras e criam experiências colaborativas inesquecíveis. E é claro que já estamos ansiosos pelo próximo.
Josef Fares: personalidade e carisma
Além de seu talento inegável como diretor e designer, o que realmente diferencia Josef Fares é sua personalidade contagiante. Sempre disposto a dialogar e a compartilhar os bastidores de seus projetos, ele construiu uma relação genuína com sua comunidade.
Seja em entrevistas descontraídas ou em transmissões ao vivo, Fares demonstra um senso de humor rápido e sagaz que o torna ainda mais admirado pelos fãs – afinal, quem não se anima ao ver um criador de jogos que, além de brilhante, é divertido de acompanhar?
Essa conexão não é apenas uma questão de simpatia; ela reflete um profundo respeito e entendimento pelo público. Fares entende que os videogames são uma forma de arte interativa, onde a experiência do jogador é tão importante quanto a narrativa. Sua capacidade de inovar e surpreender a cada novo projeto o coloca como um dos grandes nomes da indústria, capaz de transformar a forma como vivenciamos as histórias digitais.
Com cada novo lançamento, Josef Fares não só quebra barreiras criativas, mas também redefine o que os jogos podem ser. Seus projetos misturam elementos de drama, humor, aventura e cooperação, criando universos ricos e diversificados. Essa habilidade de transitar entre gêneros e estilos fez com que seu nome se tornasse sinônimo de qualidade e originalidade.
Além dos sucessos comerciais e da aclamação crítica, Fares tem um olhar visionário para o futuro dos games. A sua abordagem inovadora e a dedicação em construir experiências que tocam os jogadores de forma única indicam que ele tem tudo para se eternizar na história dos videogames como um pioneiro e uma mente brilhante.