Notícias

Colocar jogos da PlayStation no PC é “quase como imprimir dinheiro”, diz Shuhei Yoshida

Sony acredita que estratégia de lançamentos no PC aumenta muito a base de jogadores

por André Custodio
Colocar jogos da PlayStation no PC é

Portar jogos da PlayStation para o PC aparentemente vem sendo uma estratégia lucrativa para a Sony. Shuhei Yoshida, ex-executivo da empresa, afirmou que isso poderia ser comparado com “imprimir dinheiro”.

Em entrevista ao podcast Sacred Symbols, Yoshida compartilhou alguns insights sobre a época em que era chefe do departamento de games. Segundo ele, a fabricante ofereceu uma certa resistência em levar seus principais jogos para os computadores.

Porém, isso não teria demorado muito. Rapidamente os representantes conseguiram convencer seus diretores, alegando que buscar novas casas para os projetos permitiria alcançar mais pessoas e criar mais fãs para franquias consideradas essenciais.

Lançar jogos da PlayStation no PC faz muitas coisas: alcança um novo público que não possui consoles — especialmente em regiões onde os consoles não são tão populares.

A ideia é que essas pessoas podem se tornar fãs de uma franquia em particular e, quando um novo jogo dessa série for lançado, elas podem ser convencidas a comprar um PlayStation.

horizon forbidden west
Fonte: Nvidia

Yoshida também observou que é uma maneira fácil para a editora gerar receita extra. “Portar para PC é muito mais barato do que criar um título original. Então é quase como imprimir dinheiro. E isso nos ajuda a investir em novos jogos, agora que os custos aumentaram.”

Mercado chinês foi primordial para jogos da PlayStation no PC

Já em relação aos fatores externos, eles teriam sido amplamente impulsionados pelo mercado chinês. Como grande parte dos jogadores no país está nos computadores, explorar esse ecossistema ajudaria bastante a expandir os lucros.

O que você acha dessa estratégia de lançar jogos da PlayStation no PC? Acredita que já é uma tendência da Sony? Comente!