Notícias

Jogos clássicos de PSOne estão “expirando” nas contas dos jogadores

Usuários do PS3 e PS Vita reportaram essa mudança repentina

por Raphael Batista
Jogos clássicos de PSOne estão

No PlayStation 3 e PS Vita, era possível comprar jogos clássicos de PSOne, um recurso muito bem aproveitado pelos saudosistas. Contudo, um recente problema está incomodando os jogadores: os games clássicos estão “expirando”, ficando completamente inacessíveis.

Jogos como Chrono Cross, Final Fantasy VI, Chrono Trigger, Rune Factory: Oceans e Final Fantasy Origins são encontrados nas contas dos usuários como “expirados” com a data de validade para 31 de dezembro de 1969. O usuário do Twitter Christopher Foose revelou a situação:

O jogador entrou em contato com o suporte da Sony, fez o backup dos arquivos, desinstalou e instalou novamente o game, mas nenhuma das ações resolveram o problema.

O site Kotaku apontou que a única explicação plausível está relacionada à Era Unix, como uma data arbitrária que os primeiros engenheiros designaram para o início da vida útil do sistema operacional. Um problema ou bug nos servidores da Sony pode ter alterado a data de expiração padrão para era Unix.

Por enquanto, a Sony não se pronunciou sobre o assunto, mas pode ser algo difícil de acontecer porque os suportes às plataformas em questão foram reduzidos nos últimos anos.

Jogos clássicos estarão no novo PS Plus

Embora não seja mais possível comprar jogos clássicos como na época do PS3 e PS Vita, a Sony confirmou que um catálogo de títulos do PS1, PS2 e PSP estará disponível no novo PlayStation Plus. Saiba mais!