Notícias

Mercado de jogos clássicos estaria “criticamente ameaçado”

Games disponibilizados antes de 2010 ainda estariam em circulação nos EUA devido a relançamentos

por André Custodio
Mercado de jogos clássicos estaria

Uma pesquisa conduzida recentemente nos EUA revelou que os jogos clássicos no país estariam “criticamente ameaçados”. Os índices apontam uma oferta de menos de 15% em relação aos títulos publicados antes de 2010.

Segundo a Video Game History Foundation e a Software Preservation Network (via VGC), 87% dos jogos clássicos sofrem risco de desparecimento. Isso porque títulos de plataformas antigas estariam com venda muito reduzida em lojas.

Um dos exemplos fica por conta da plataforma Commodore 64. Dos mais de 10 mil jogos lançados para o computador doméstico, apenas 4,5% podem ser comprados em alguma rede física especializada.

Falando sobre um ecossistema mais recente, o Gameboy, da Nintendo, não passa tão longe. De acordo com o estudo a oferta de jogos da plataforma no mercado norte-americano seria de apenas 5,8%.

Imagine se a única maneira de assistir ao Titanic fosse encontrar uma fita VHS usada e manter seu próprio equipamento antigo para que você ainda pudesse assisti-lo.

E se nenhuma biblioteca, nem mesmo a Biblioteca do Congresso, pudesse fazer melhor — eles poderiam manter e digitalizar aquele VHS do Titanic, mas você teria que ir até lá para assisti-lo.

Parece loucura, mas essa é a realidade em que vivemos com os videogames. Uma indústria de US$ 180 bilhões, enquanto os jogos e sua história desaparecem.

gameboy
Fonte: Reprodução

Estudo busca conscientizar preservação de jogos clássicos

A pesquisa foi iniciada com a intenção de estimular mudanças na legislação do Digital Millennium Copyright Act (DMCA). Suas regras serão revistas em 2024, e os estudiosos esperam que haja melhorias nas regras de preservação.

Como há dificuldade em reproduzir conteúdos antigos em equipamentos físicos, alguns games são portados para um banco de dados digitais. Porém, essa estratégia seria burocrática e não conseguiria contemplar partes relevantes dos catálogos.

Esperamos que este estudo incite a mudança e que a preservação dos videogames se torne mais forte — antes que percamos mais. Espero que este estudo desperte as pessoas.

Durante anos, sabemos que a disponibilidade de jogos clássicos de maneira legal e segura era terrível, mas ninguém jamais calculou isso. Os resultados são piores do que provavelmente qualquer outro meio.

psone
Fonte: Reprodução

O que você achou desse projeto? Você preserva jogos clássicos em sua biblioteca pessoal? Comente!