Notícias

Após “jailbreak” do PS3, grupo alega estar próximo do desbloqueio do PS5

Grupo que desbloqueou o PS3, aparentemente, conseguiu quebrar o código de segurança do PS5

por Jean Azevedo
Após

Aparentemente, alguns hackers estão perto de conseguir o desbloqueio do PS5. Depois de fazer o mesmo com o PS3, o grupo “fail0verflow” supostamente acessou as root keys — códigos gerados para proteger o software —  do console mais recente da Sony e compartilhou o fato nas redes sociais.

Obter esse tipo de informação não necessariamente significa “total liberdade” às funcionalidades do aparelho, no entanto, é algo preocupante para a empresa japonesa. Caso trabalhem um pouco mais nos dados obtidos, eles têm chances de personalizarem o firmware e, consequentemente, fazer o videogame rodar jogos piratas.

Traduzindo: conseguimos todas (simétricas) root keys do PS5. Todas podem ser obtidas através do software — incluindo códigos de segurança por console, se você procurar bem!

Questionado se a Sony poderia reverter esse suposto desbloqueio do PS5, o grupo alegou que um simples patch não resolveria o problema.

Desbloqueio do PS5: funcionário do Google encontra outra brecha

Os hackers, aparentemente, não foram os únicos a acessar o sistema do videogame. Andy Nguyen, engenheiro de segurança do Google, compartilhou a seguinte captura de tela (usando a PlayStation Network):

A opção “Debug Settings” não faz parte dos menus convencionais do aparelho. Assim como o “fail0verflow”, Nguyen disse não ter planos de divulgar como conseguiu encontrar as brechas. Vale levar as informações acima com um pouco de cautela e aguardar a gigante japonesa se manifestar — ou lançar uma nova atualização.