Irreversível? Vendas de mídias físicas não param de cair
Relatório da firma especializada em análise do mercado de games, Circana, identificou que mídias físicas estão com os dias contados
As mídias físicas estão com os dias contados. Essa é a previsão, bem realista, do analista Mat Piscatella, responsável pela Circana – uma das mais famosas firmas de análises de números da indústria gamer no mundo.
Em publicação na rede social BlueSky, Piscatella revelou um gráfico que mostra a acentuada e frequente queda de vendas do formato de 2007 para cá. Em 2024, tivemos o pior desempenho dos jogos em disco nos anos 2000. De 2021 para cá, então, os números caíram pela metade. Vale ressaltar que, no geral, os gastos desde 2019, incluindo software digital, assinaturas, microtransações e afins, aumentaram, então o problema parece estar mesmo nas mídias físicas.
Confira:
The rate of decline in US physical video game software spending accelerated in 2024.Spending on physical video game software in the US has been cut in more than half since 2021 and is now more than 85% below its 2008 peak.We'll see if Switch 2 can help slow/reverse this trend in 2025.
— Mat Piscatella (@matpiscatella.bsky.social) 2025-01-24T19:24:41.744Z
Como observou Piscatella, há uma chance de que vejamos uma diferença em 2025 com o lançamento do Switch 2, já que a Nintendo geralmente é uma empresa focada no físico (todos sabemos o quão ruim ela é com o online, e a eShop continua sendo um pesadelo para navegar), então as coisas podem estar um pouco diferentes dentro de um ano.
Você ainda compra mídias físicas? Conte pra gente nos comentários.