Notícias

Inventor do PlayStation está construindo robôs para combater a COVID-19

Ken Kutaragi quer construir máquinas que trabalhem ao lado de humanos

por Vinícius Paráboa
Inventor do PlayStation está construindo robôs para combater a COVID-19

Ken Kutaragi, o inventor do PlayStation, abraçou uma nova causa recentemente. De acordo com um artigo do Bloomberg, o homem de 70 anos assumiu o papel de diretor financeiro da Ascent Robotics Inc., uma start-up japonesa especializada em inteligência artificial. O objetivo dele? Construir robôs para combater a COVID-19.

Kutaragi não está recebendo um tostão sequer no cargo. Tudo porque ele pretende criar máquinas capazes de se locomoverem e trabalharem ao lado de humanos em indústrias e centros logísticos. Em uma entrevista em agosto, ele disse:

A disseminação da COVID-19 trouxe de volta a velha discussão sobre robôs tomarem nossos trabalhos. É muito claro agora que se quisermos chegar a um ‘novo normal’, nós precisamos de mais e mais máquinas nas nossas vidas diárias.

Para atingir este objetivo, o inventor do PlayStation formou parcerias com outras empresas. A Ascent se uniu com a Kawasaki Heavy Industries Ltd. para produzir um braço robótico, que usa uma câmera para diferenciar objetos e selecioná-los individualmente. A segunda colaboração se deu com uma fabricante de automóveis anônima, que quer desenvolver um software de direção autônoma.

1
Foto: Kentaro Takahashi/Bloomberg

Inventor do PlayStation pensa no mundo

O desafio de combinar as duas tecnologias – robôs colaborativos e direção autônoma – sequer foi cumprido pelas grandes empresas do ramo. No entanto, Kutaragi acredita ser o homem certo para o trabalho:

Se você quer combinar robôs e mobilidade, precisa de alguém que entende de tecnologia. Pensamos mundialmente, não apenas no Japão.

De uma coisa o universo gamer tem certeza: o inventor do PlayStation sabe inovar. Mas só o tempo dirá se haverá êxito em sua ambição.