Notícias

Interface de usuário do PS5 pode ser parecida com a do PS4, diz patente

Ilustrações revelam interface de usuário do PS5 semelhante a do PS4

por Vinícius Paráboa
Interface de usuário do PS5 pode ser parecida com a do PS4, diz patente

Mais um dia, mais uma patente registrada pela Sony para o PS5. Dessa vez, a empresa japonesa arquivou um documento junto ao USPTO (órgão do governo norte-americano) para falar da possibilidade dos jogadores verem seus status in-game, dicas do que fazer na próxima partida e guias em vídeo. Não só isso, mas as imagens revelam que o console next-gen pode ter uma interface de usuário (UI) bem parecida com a do PS4.

De acordo com a descrição da patente, o sistema recolherá informações de gameplay do jogador. Em seguida, com os dados será possível gerar dados para explicar o desempenho do player e assim, tentar ajudá-lo a melhorar.

O sistema traz uma interface de usuário para acessar games disponíveis na conta do usuário. A seleção do game para gameplay é detectada e em resposta, o gameplay é iniciado. Interações do usuário são usadas para afetar o resultado do jogo. As interações são analisadas para determinar o comportamento do usuário no jogo. Dados são gerados em diferentes partes do game, baseadas no comportamento dele. Os dados do usuário para o jogo são associados com o ícone do game mostrado na interface, e o sistema ajuda o usuário a melhorar seu gameplay nele.

Em março, a Sony registrou uma patente parecida, na qual detalhava a “interface interativa do PS5”. De alguma maneira, o videogame se conectaria ao jogo para trazer dados referentes ao gameplay do usuário.

Mas o que chama atenção neste documento é o design da UI. Segundo as ilustrações, a empresa japonesa parece não ter se preocupado muito em mudá-la de uma geração pra outra. A grande diferença está na aba “Games”, que possui mais informações sobre o título em questão.

PS5PS5 PS5 PS5 PS5 PS5

Vale lembrar: patentes não significam necessariamente que a máquina terá o recurso. A Sony pode simplesmente ter registrado o documento para não perder seus direitos.

O PS5 tem janela de lançamento programada para o fim de 2020.