Interesse em lançamentos de jogos está cada vez menor, indica pesquisa
Tendência indica que lançamentos têm sucesso quando envolvem franquias já estabelecidas
O mercado de games eletrônicos tem observado uma mudança significativa no comportamento dos consumidores. Nos últimos meses, foi notada uma preferência crescente por títulos mais antigos em detrimento dos lançamentos de jogos.
De acordo com a Newzoo, 61% do tempo de jogo em 2023 foi dedicado a games disponíveis há mais de seis anos. Essa tendência se intensificou a ponto de, no ano passado, cinco títulos antigos renderem mais horas do que todas as estreias de 2022 e 2023 juntos.
Apesar de um leve aumento no tempo dedicado aos lançamentos de jogos, que passou de 19% em 2022 para 23% no ano passado, a maioria desse período é consumida por estreias anuais de franquias já estabelecidas.
Grandes lançamentos de jogos são superados por games recorrentes
A pesquisa destaca que 92% do tempo de jogo é gasto em títulos antigos ou em lançamentos anuais, enquanto apenas 8% é dedicado a novos jogos não anuais. Grandes games de 2023, como Diablo 4, Hogwarts Legacy, Baldur’s Gate 3, Elden Ring e Starfield, representam apenas 3,5% do tempo total de gameplay.
Essa preferência por jogos antigos e gratuitos reflete uma tendência onde a maioria dos consumidores opta por experiências já conhecidas e familiares, enquanto apenas uma pequena parcela deles investe em propriedades sem recorrência.
Você também reparou que as pessoas estão cada vez menos investindo em lançamentos de jogos? Comente!