Notícias

Impactos da recessão econômica nos consoles next-gen virão em 2021, diz analista

Mesmo em meio à pandemia, impactos só devem ser sentidos em 2021, diz Piers Harding-Rolls

por Vinícius Paráboa
Impactos da recessão econômica nos consoles next-gen virão em 2021, diz analista

Graças à pandemia provocada pela COVID-19, especialistas vêm prevendo o que pode ser uma das piores crises econômicas no século XXI. No entanto, um analista não acha que os consoles next-gen vão sentir um impacto muito grande, pelo menos até 2021.

Em um artigo na Ampere Analysis, Piers Harding-Rolls disse esperar que o PlayStation 5 e Xbox Series X cheguem ao mercado em novembro deste ano, com precificação entre US$ 450 e US$ 550. E mesmo em meio a uma calamidade global, o choque econômico será mais significativo apenas no mais tardar de 2021. Isso porque os gamers, na visão dele, alavancarão as vendas no período inicial de vendas.

Nós acreditamos que é inevitável que a recessão irá enfraquecer as vendas a certo ponto, mas qualquer impacto será sentido mais significativamente no mais tardar de 2021, uma vez que o período inicial de lançamento acabe. Como os consoles next-gen irão ter retrocompatibilidade e a maioria dos jogos third-party nos próximos 18 meses também estarão na atual geração, os consumidores impactados não sentirão necessidade de comprar o novo videogame tão cedo.

O PS5 e o Xbox Series X, é bom lembrar, não possuem datas específicas de estreia, embora a janela de lançamento preveja suas respectivas chegadas ao mercado no fim de 2020. No caso do console next-gen da Sony, uma recente reportagem da Bloomberg apontou que a produção será limitada a 6 milhões de unidades nos primeiros meses.