Notícias

GTA V: Jogo é o que mais lucra nos EUA nos últimos 20 anos

Nadando em dinheiro

por Andrei Longen
GTA V: Jogo é o que mais lucra nos EUA nos últimos 20 anos

Não é novidade para ninguém que Grand Theft Auto V coleciona prêmios e movimenta muito dinheiro na indústria de games. Mas o jogo acaba de alcançar uma marca histórica: é o título que mais fatura e rende lucros nos Estados Unidos nos últimos 20 anos.

A informação surgiu de um tweet de Mat Piscatella, analista do grupo de pesquisa NPD, que começou a contabilizar esses dados desde seu surgimento, em 1995. O analista não informou valores mais concretos. Mas esclareceu que os números são baseados em bilhões de dólares acumulados, não em quantidade de cópias vendidas.

Grand Theft Auto V recentemente ultrapassou a marca de 80 milhões de unidades vendidas. O que coloca o jogo entre os 10 mais vendidos de todos os tempos. O campeão de vendas, considerando apenas os Estados Unidos, é Wii Sports (estima-se que este tenha vendido, somente no país, cerca de 50 milhões de unidades – isso, levando em conta, também, que o jogo era incluso na caixa do console da Nintendo).

Entendendo o sucesso

Não é difícil elencar fatores que expliquem o sucesso de GTA V. Além de ser considerado um dos jogos mais completos já produzidos, o game também foi lançado num diversidade de plataformas. 5, no total. Tudo começou em 2013, na geração do PlayStation 3 que, junto com o Xbox 360, somaram quase 40 milhões de unidades vendidas.

Um ano mais tarde, em 2014, foi a vez de PlayStation 4 e Xbox One receberem o jogo. Grande parte dos jogadores que haviam mudado de geração recompraram GTA V, o que ajudou a catapultar o sucesso comercial do título. Seis meses depois, já em 2015, foi a vez do PC receber uma versão do game. Até chegarmos ao status atual.

Mas não foi só isso. GTA V é um dos raríssimos games na indústria que ganha conteúdos adicionais continuamente. GTA Online é destaque nesse ponto. Os fãs não apenas continuam jogando o game por pura diversão, mas também seguem gastando dentro daquele universo. Com a comunidade sempre ativa, esperar um resultado diferente seria ilógico.