Notícias

Vazamento mostra que GTA Online foi cogitado pela Rockstar em 2001

Enquanto não temos mais novidades sobre GTA 6, um aparente antigo documento de design do GTA Online, datado de 2001, veio à tona

por Thiago Barros
Vazamento mostra que GTA Online foi cogitado pela Rockstar em 2001

Enquanto não temos mais novidades sobre GTA 6, um aparente antigo documento de design do GTA Online, datado de 2001, veio à tona na internet e está dando o que falar. Aparentemente, a Rockstar já estaria considerando um modo como este que fez e faz enorme sucesso até hoje em GTA 5, há muitos anos. A revelação foi feita pelo usuário FrankieLiberty no GTAForums.

Ele compartilhou supostos documentos confidenciais da Rockstar Games “como forma de protesto contra práticas exploratórias dentro da comunidade de colecionadores da empresa”. Segundo FrankieLiberty, o alvo do protesto é uma figura conhecida pelo apelido de “John Doe”. Ele é acusado de explorar materiais raros e confidenciais da Rockstar, adquiridos de ex-funcionários da empresa que os vendem clandestinamente:

Isso não pode continuar e não deve continuar – John Doe já causou danos suficientes aos seus compradores, à Rockstar e a toda nossa comunidade, agindo de forma gananciosa, irresponsável e em má fé. Ele se vê como um Robin Hood da propriedade roubada, “devolvendo” para alguns poucos da nossa comunidade, enquanto, na realidade, age como um mercenário disposto a qualquer coisa por dinheiro.

Hoje, alguns dos ativos de John Doe serão desvalorizados, já que ele não poderá mais revendê-los com fins lucrativos. Assim, para a comunidade, aqui estão documentos internos de GTA San Andreas, GTA Advance, GTA Vice City Stories e, por último, mas não menos importante, um documento de design de GTA Online datado de 2001.

John Doe ainda possui builds beta, discos de ativos de produção e uma ampla variedade de documentos, desde designs até alguns assinados por diretores da empresa, mostrando suas conexões profundas. Esta é sua chance de se redimir, John Doe.

Os documentos revelam achados interessantes, como um antigo logo de GTA Online, informações da empresa, capturas de tela do jogo em preto e branco, desenhos, referências à Yakuza e uma visão interna do desenvolvimento de jogos da Rockstar. Também incluem informações sensíveis, como dados financeiros confidenciais de cronogramas de pagamento destinados aos ex-fundadores da Rockstar, Jamie King e Sam Houser.

Vazamento acontece um ano após leak de GTA 5

Curiosamente, este vazamento ocorreu no dia de Natal, exatamente um ano após a Rockstar Games ter o código-fonte de GTA 5 vazado. Você pode conferir tudo aqui.