Notícias

GTA 6: dev explica prioridade do PlayStation: “vende mais”

Mike York, animador que trabalhou em GTA V e Red Dead Redemption 2, explicou foco da Rockstar nos consoles

por Thiago Barros
GTA 6: dev explica prioridade do PlayStation:

Quando a Rockstar anunciou que GTA 6 chegaria primeiro aos consoles, algumas pessoas foram pegas de surpresa. No entanto, a decisão parece ser justificada de uma forma bem simples por um ex-desenvolvedor da empresa. Mike York, que tem um canal no YouTube, publicou um vídeo falando sobre o assunto.

Segundo ele, as razões principais são duas: trabalho e dinheiro:. Primeiro, “os desenvolvedores querem torná-lo o melhor possível”, e isso faz com que seja possível dedicar à versão de computador um tempo enorme, especialmente em checagem de bugs. E, além disso, o que vende mais é o PlayStation.

“Na maioria das vezes, especialmente no passado, o PlayStation era o grande vendedor. O PlayStation era o console a ter, vendia mais do que qualquer outro console na maior parte do tempo, todo mundo estava jogando no PlayStation. Então o que os desenvolvedores faziam era focar toda a energia em garantir que a versão para PlayStation e o jogo no PlayStation funcionassem muito bem”, destacou.

De acordo com o animador, até mesmo o Xbox acaba sendo um pouquinho secundário neste processo.

“Depois eles meio que portavam para o Xbox – geralmente faziam isso ao mesmo tempo. Quando eu estava trabalhando em GTA 5, por exemplo, estávamos concentrados no PS3 e no Xbox na época. Mas estávamos principalmente pressionando o PS3 ao máximo, porque o PS3 tinha hardware melhor na época para usar memória e coisas diferentes. E então colocamos toda a nossa energia nisso, otimizando o melhor que podíamos para aquele console. Em seguida, meio que portamos essa versão para o Xbox simultaneamente, estávamos trabalhando em ambas as versões e testando-as”, completou.

Lucia ou não Lucia? Eis a questão do trailer de GTA 6

O trailer de GTA VI quebrou a internet por diversos motivos, mas os jogadores estão completamente obcecados por um único detalhe: a identidade da garota de biquíni. Seria ela a protagonista Lucia ou apenas uma NPC utilizada para promover o game? Clique aqui para ler mais sobre isso.