Notícias

Gran Turismo 7: aspectos técnicos no PS5 são elogiados pelo Digital Foundry

Classificado como uma "continuação de Gran Turismo Sport", novo jogo da Polyphony vem agradando tecnicamente

por André Custodio
Gran Turismo 7: aspectos técnicos no PS5 são elogiados pelo Digital Foundry

Na última quarta-feira (2), o Digital Foundry, veículo especializado em análises técnicas aprofundadas, elogiou Gran Turismo 7 ao destacar os recursos otimizados do PS5. Segundo os analistas, o game da Polyphony Digital é “uma continuação” aprimorada de Gran Turismo Sport, porém em um hardware mais avançado e com melhor tratamento.

Previsto para chegar ao mercado nesta sexta-feira (4), o novo game vem impressionando a crítica pelos seus visuais e detalhes técnicos. Até o momento, o título acumula notas bastante positivas e encontra seu ponto máximo nas configurações do PlayStation 5, com suporte para todas as funcionalidades existentes no console.

Resolução, Ray Tracing e SSD

O novo jogo da franquia de corrida aproveita o hardware para melhorar a experiência, apresentando significativas novidades em comparação a Gran Turismo Sport. Em GT7, os gráficos saltam de 1800p para 4K nativo e conduzem otimizações em aspectos como textura, sombras, reflexos e desfoque de movimento, tudo em resolução total.

Como resultado, a sensação de velocidade é levada ao ápice, especialmente quando combinada a elementos de polimento, como superfícies realistas dos veículos. E esses detalhes são potencializados com ray tracing habilitado, já que a tecnologia se aplica a todos os carros para entregar camadas mais precisas.

gran turismo 7
Captura de tela de Gran Turismo 7

Outra novidade de destaque é a velocidade dos tempos de carregamento. Gran Turismo 7 apresenta as mais rápidas telas de load da franquia e, se comparado às versões de PS4 e PS4 Pro, sua eficiência de espera é de aproximadamente 40 segundos entre gerações, graças ao poder do SSD.

Circuitos realistas

Em Gran Turismo 7, as corridas ganharam muito mais vida, com efeitos de partículas e iluminação contribuindo significativamente para a criação de cenários fluidos. Materiais dos veículos e das pistas chamam a atenção pela beleza e variedade de elementos.

Quando as pessoas falam do aspeto visual em GT7, os ambientes são geralmente um ponto de crítica e é verdade: se fizermos zoom e olharmos de perto para certos elementos, o nível de detalhe fica aquém. No entanto, de um ponto de vista mais típico, acredito que a Polyphony tem feito um grande trabalho captando o aspeto das pistas de corrida.

Ao lado de conceitos como física, traçado e design, os circuitos sofrem alterações diretas das condições meteorológicas, que influenciam na visibilidade e dirigibilidade. As chuvas se aplicam aos carros e asfalto assim como climas mais quentes, exibindo gotas mesmo em locais que, na teoria, poderiam ser ignorados.

gran turismo 7
Captura de tela de Gran Turismo 7

Ao classificar todos esses aspectos, a Digital Foundry apontou Gran Turismo 7 como “um fantástico regresso da série à boa forma”. E além dessas questões, o título acrescenta mecânicas de replay e câmera, reforços online, grande variedade de veículos e pistas, e modos de jogo para dezenas de horas de diversão.

Gran Turismo 7: vale a pena?

A equipe do MeuPlayStation apontou Gran Turismo 7 como um retorno “ao pódio através de um jogo com bonitos visuais, ótima jogabilidade e aproveitamento do DualSense“. Clique aqui para ler a análise completa e descobrir tudo que o game traz ao PS4 e PS5.