Notícias

Ghost Recon: Wildlands deixa governo da Bolívia indignado

por Thiago Lima
Ghost Recon: Wildlands deixa governo da Bolívia indignado

Geralmente, os enredos dos jogos de videogame são criados a partir da premissa de que tudo não passa de uma obra de ficção na qual as histórias não combinam com a realidade. Mas, não é no que acredita o governo da Bolívia após tomar conhecimento de Ghost Recon: Wildlands.

É isso mesmo, temendo ter a imagem do país arranhada internacionalmente, já que jogo insinua que a Bolívia seria uma região controlada por cartéis de traficantes, o governo daquele país pediu uma intervenção francesa junto à Ubisoft, produtora do título.

Foi o Ministro do Interior da Bolívia, Carlos Romero, quem iniciou os protestos contra a realidade mostrada em Wildlands, ameaçando levar o caso aos tribunais internacionais competentes para impedir o lançamento do game.

Todo esse imbróglio foi confirmado via conta oficial do Governo Boliviano no Twitter, contando, inclusive, que uma queixa formal já foi endereçada ao embaixador da França, país sede da Ubisoft.

Ghost Recon Wildlands - Twitter

Já do lado da Ubisoft, a preocupação do Governo Boliviano não reflete, segundo a própria produtora, a realidade ou objetivos da escolha daquela região como locação para o desenvolvimento do jogo.

Ao contrário do que imagina os representantes bolivianos, o país foi escolhido pela produtora como forma de valorizar suas incríveis belezas naturais, já que sua geografia valorizaria as ações do jogo e proporcionaria um diferencial para a franquia.

Polêmicas à parte, será que há motivos suficientes para uma ação como essa do governo da Bolívia contra um jogo de videogame? Ou ainda, será que o caso abriria precedentes para outras produções, como as cinematográficas, por exemplo?

Enfim, também é possível que a tentativa da Bolívia surta o efeito contrário do esperado, já que pode ter ampliado ainda mais a divulgação do jogo e despertado a expectativa e a curiosidade dos jogadores para experimentar Ghost: Recon Wildlands.

A boa notícia, pelo menos para os jogadores, é que o jogo chega às lojas já no próximo dia 07 de março. Enquanto aguarda, confira outras informações sobre o game e deixe aqui suas impressões sobre as demandas bolivianas e o novo jogo da Ubisoft.