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Gastos com PS Plus e Game Pass estagnaram nos Estados Unidos

Após um boom nos anos de pandemia, serviços de assinatura de games pararam de crescer

por Thiago Barros
Gastos com PS Plus e Game Pass estagnaram nos Estados Unidos

O mercado de games até voltou a crescer nos Estados Unidos, mas ao mesmo tempo que o último relatório da Circana sobre a indústria (via Games Industry) tem esta boa notícia, também traz um alerta: os serviços por assinatura estagnaram. Tanto PS Plus quanto Game Pass não parecem estar mais sendo tão atrativos aos olhos dos consumidores.

Especialmente durante 2020 e 2021, os serviços por assinatura cresceram muito. Novas ofertas, um lançamento limitado de novos títulos devido a atrasos e uma base de consumidores com muito tempo livre resultaram em um aumento de dois dígitos percentuais nos gastos deste tipo no período. No entanto, recentemente, eles pararam de subir.

Isso ocorre após outro relatório da mesma firma, divulgado em junho, ter constatado que os jogadores estão optando por comprar novos jogos completos, com os preços cheios, em vez de gastar dinheiro em assinaturas. Outro detalhe observado é que a Sony não tem divulgado mais o número de assinantes do seu serviço em relatórios fiscais, como fazia anteriormente.

Grandes lançamentos atrapalham PS Plus?

Os gastos dos consumidores dos EUA em serviços de assinatura de jogos eletrônicos se estabilizaram em cerca de US$ 400 milhões por mês, após terem atingido esse nível pela primeira vez em novembro de 2021. Segundo os especialistas, os motivos para isso são: uma possível fadiga do formato, um aumento no custo das pessoas no dia a dia, o flop do cloud gaming e os lineups cada vez mais fortes de lançamentos a preço cheio.