GameStop, maior varejista de jogos, registra perda de quase $ 500 milhões
Maior varejista de jogos do mundo registrou perdas consideráveis em seu faturamento.
A GameStop, maior varejista de games do mundo com unidades em diversos países, registrou resultados financeiros bem preocupantes em seu último trimestre fiscal. De acordo com os relatórios, as perdas são de mais de US$ 488 milhões.
E a queda não deve ficar restrita somente ao terceiro quadrante. As projeções para o quarto (e último trimestre fiscal) foram reduzidas consideravelmente. Rob Lloyd, executivo de finanças da empresa, pontua:
Antecipamos que nossas vendas no quarto trimestre serão focadas mais em hardware do que inicialmente planejado, o que, juntamente com o baixo desempenho de determinados títulos, pré-vendas em baixa e promoções, resultarão em quarto trimestre abaixo das nossas expectativas iniciais.
Ainda que Lloyd já tenha sinalizado alguns motivos para o desempenho abaixo do esperado, outros pontos também não podem ser descartados. O principal fator é o crescimento das vendas de jogos digitais. PlayStation e Xbox costumam oferecer descontos bem agressivos em determinados jogos, algo que a varejista não é capaz de competir.
Além disso, a venda de usados, um dos principais ativos da GameStop, não anda tão atrativo como em outras épocas. Lojas como WalMart, Best Buy e Target vem conseguindo oferecer jogos novos por preços bem competitivos. Um bom exemplo é o DualShock 4. Enquanto é possível encontrar o joystick no WalMart por R$ 45, na GameStop este mesmo produto é vendido por US$ 60.
Mas a empresa já tem um plano para se tentar se recuperar. Recentemente, a companhia se desfez dos seus negócios mobile e vem capitalizando para investir fortemente nas vendas de hardware e colecionáveis.
A varejista atualmente conta com mais de 6.700 lojas em vários locais e ainda é uma das principais empresas de comércio de videogames do mundo. A companhia também é dona da canadense EB Games, da Think Geek, da revista Game Informer e mais.