Notícias

Estudo: jovens japoneses têm dificuldades financeiras por causa de gacha

A SMBC Consumer Finance divulgou os resultados de sua pesquisa anual sobre os hábitos de jovens japoneses e falou do vício em gacha

por Thiago Barros
Estudo: jovens japoneses têm dificuldades financeiras por causa de gacha

A SMBC Consumer Finance divulgou os resultados de sua pesquisa anual sobre os hábitos de consumo de jovens japoneses na faixa dos 20 aos 29 anos. Realizado em fevereiro de 2025 com 1.000 participantes, o levantamento revelou novos dados sobre a relação dessa faixa etária com o consumo em diversos aspectos da vida — incluindo os gastos com jogos, principalmente gacha.

Quase 1 em cada 5 comprometeu suas finanças com microtransações

Um dos destaques do estudo está no impacto das microtransações na vida financeira dos jovens. Um expressivo 18,8% dos participantes afirmou que já gastou tanto dinheiro em compras dentro de jogos que acabou não conseguindo cobrir suas despesas básicas. Além disso, 23,9% disseram se arrepender de terem gasto com microtransações.

A pesquisa também investigou a percepção dos jovens sobre a relação entre dinheiro e desempenho em jogos. Quando perguntados se concordavam com a frase “Estou disposto a pagar para ter vantagem no jogo”, 17,9% disseram que sim. Entre os homens, esse número sobe para 23,8%, um aumento de 7,6 pontos percentuais em relação a 2024, quando apenas 16,2% concordavam com essa afirmação.

Sobre a frase “Não consigo aproveitar o jogo se não fizer compras dentro dele”, 20,8% dos participantes concordaram — um aumento de 2,7% em comparação ao ano anterior. Entre as mulheres, 18,4% também disseram não conseguir curtir o jogo sem gastar, representando uma alta de 2,6% em relação a 2024. Já entre os homens, o aumento foi de 2,8%.

Esses dados mostram que, embora as mulheres ainda gastem menos que os homens, a diferença está diminuindo, com ambos os grupos crescendo de forma proporcional no hábito de comprar dentro dos jogos.

Mais pessoas gastam com gacha, mas gastam menos

Um dos dados mais curiosos do relatório envolve os jogos com sistema de gacha (mecânica de sorteios ou “caixas misteriosas”). Em 2025, 21,6% dos entrevistados disseram gastar com gacha, um salto significativo em relação aos 15,8% registrados em 2024, indicando um aumento de 5,8 pontos percentuais.

Entretanto, apesar de mais pessoas estarem gastando, o valor médio mensal caiu. Em 2024, o gasto médio era de 5.138 ienes (cerca de US$35,85). Já em 2025, a média mensal caiu para 4.247 ienes (cerca de US$29,63).

A pesquisa da SMBC revela um cenário de crescimento na cultura de microtransações entre os jovens japoneses, especialmente em relação a jogos com sistemas de gacha. Embora o número de pessoas que gastam tenha aumentado, o valor médio investido caiu, indicando uma possível maior conscientização ou limitação orçamentária. Ainda assim, o impacto financeiro e emocional desses gastos preocupa, com quase um quinto dos jovens admitindo terem comprometido sua estabilidade financeira por conta das compras in-game.