Fundador da Arkane critica sistema do Metacritic: “injusto e enganoso”
Para o desenvolvedor, lançar games “seguros e chatos” são garantia de notas mais altas
Raphael Colantonio, fundador da Arkane Studios e atual presidente da WolfEye Studios, criticou o sistema de avaliação do Metacritic. Para o desenvolvedor, a plataforma incentiva produções “seguras e entediantes” em detrimento de projetos inovadores que podem apresentar falhas técnicas no lançamento.
Em um comentário público, Colantonio afirmou: “Desde que um jogo seja bem-acabado no lançamento, você tem a garantia de 80%, não importa o quão chato o jogo possa ser.” Ele mencionou títulos como Stalker 2, que, mesmo recebendo elogios pela criatividade, foram penalizados por problemas técnicos.
The Metacritic ecosystem encourages devs to make safe boring games.
As long as a game is polished at launch, you’re guaranteed a 80%, no matter how boring the game might be.
Meanwhile Stalker2 gets a 73 because it’s a bit rough on the edges at launch.
Unfair, misleading..— Raphael Colantonio (@rafcolantonio) November 23, 2024
O ecossistema do Metacritic incentiva os desenvolvedores a criar jogos seguros e chatos.
Desde que um jogo seja bem-acabado no lançamento, você tem a garantia de 80%, não importa o quão chato o jogo possa ser.
Enquanto isso, Stalker 2 recebe 73 porque é um pouco duro no lançamento.
Injusto, enganoso.
Segundo Colantonio, o sistema de avaliação do Metacritic acaba sendo “injusto e enganoso” ao favorecer jogos tecnicamente polidos, mas sem inovação. Ele ressaltou que essa abordagem desestimula a criação de experiências que desafiem as expectativas dos jogadores e promovam originalidade no mercado.
O criador de Dishonored e Prey também pontuou que a dependência de notas elevadas impacta decisões de estúdios e publicadoras. Avaliações medianas podem comprometer a visão do público em torno do projeto, definindo se ele é um daqueles que apenas precisa de um patch ou se é um jogo medíocre.
Metacritic tem empate triplo entre indicados do GOTY
Elden Ring: Shadow of the Erdtree, Metaphor: ReFantazio e Astro Bot têm exatamente a mesma nota no Metacritic: 94. O que mais eles têm em comum? Todos estão indicados ao Jogo do Ano. Saiba mais detalhes neste link!