Notícias

Agência governamental quer ver contratos de exclusividade da Sony

A Sony recorreu o pedido da Microsoft no mês passado, mas o FTC (Federal Trade Commission) negou o pedido

por Valdecir Emboava
Agência governamental quer ver contratos de exclusividade da Sony

Em janeiro, a Microsoft intimou a Sony através do FTC (Federal Trade Commission) para que ela revelasse documentos confidenciais — uma das estratégias para completar a aquisição da Activision Blizzard. A gigante japonesa recorreu, mas o órgão governamental dos EUA recusou o pedido e agora quer ver os contratos de exclusividade da empresa com estúdios third-party.

Conforme explicado pelo VGC, a intimação da Microsoft incluiu 45 solicitações — e algumas delas pediam cópias de “todos os contratos de licenciamento de terceiros”. Apesar da companhia nipônica ter recorrido, alegando que muitos dos pedidos eram irrelevantes ou caros, o juiz-chefe de direito administrativo da FTC rejeitou a maioria dos argumentos.

Sony
(FONTE: reprodução)

Em um dos tópicos da intimação, a dona do Xbox pediu à Sony que ela faça uma cópia de “cada contrato de licenciamento de conteúdo de qualquer editor terceirizado entre 1º de janeiro de 2012 e o presente”.

A gigante japonesa argumentou que essas informações não tinham valor aparente e que compilar os documentos significaria uma revisão manual de mais de 150.000 registros de contratos para descobrir quais eram relevantes. Já imaginou a trabalheira?

FTC não negou todos os pedidos da Sony

Mas o FTC não negou todos os pedidos feitos pela gigante japonesa. O órgão governamental diminuiu o intervalo de datas dos documentos solicitados. Agora, ao invés de toda papelada entre “1º de janeiro de 2012 e o presente”, só serão necessárias as de “1º de janeiro de 2019 até a data atual”.