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First, second, third-party: o que significa isso? Yoshida explica

Ex-executivo da Sony explicou como são tratados os diferentes tipos de jogos pela PlayStation

por Thiago Barros
First, second, third-party: o que significa isso? Yoshida explica

A classificação dos jogos dentro do ecossistema PlayStation sempre gerou debates, mas o ex-chefe da PlayStation Studios, Shuhei Yoshida, trouxe uma explicação detalhada durante uma entrevista ao Sacred Symbols+.

Afinal, o que significa que um game é first-party, second-party ou third-party? Yoshida esclareceu a terminologia usada pela Sony para diferenciar os tipos de jogos em seu catálogo:

  • First-party: jogos desenvolvidos por estúdios internos ou externos, mas que são totalmente financiados e publicados pela PlayStation. Normalmente, a Sony possui a propriedade intelectual (IP).

    • Exemplo: Returnal, que foi desenvolvido pela Housemarque antes do estúdio ser adquirido pela Sony.
  • Second-party: jogos criados por estúdios independentes, mas cofinanciados ou financiados por completo pela PlayStation. No entanto, a IP continua pertencendo ao estúdio original.

    • Exemplo: Rise of the Ronin, desenvolvido pela Koei Tecmo e publicado pela PlayStation.
  • Partner titles: jogos de terceiros que têm um lançamento exclusivo (temporário ou não) no PlayStation.

    • Exemplo: Final Fantasy XVI, que foi lançado primeiro no PS5.
  • Third-party: jogos que são desenvolvidos e publicados por empresas externas, sem envolvimento direto da PlayStation no financiamento.

Yoshida mencionou que, durante sua gestão, a PlayStation assinou muitos contratos para jogos first-party desenvolvidos externamente. No entanto, ele também destacou que os acordos second-party aumentaram nos últimos anos, citando Nioh e Nioh 2 como exemplos. Esses jogos foram desenvolvidos e publicados pela Koei Tecmo no Japão e na Ásia, mas tiveram distribuição da PlayStation no Ocidente.

Ele também reconheceu que alguns jogos não se encaixam perfeitamente nessas categorias. Um exemplo disso é Death Stranding 2: On the Beach, que é financiado e publicado pela PlayStation, mas a IP pertence à Kojima Productions—o que o coloca em uma zona intermediária entre first e second-party.

Resumo nas palavras de Yoshida

Então, em suma, é mais ou menos isso aqui:

🎮 First-party: Publicado e financiado pela PlayStation, normalmente com a IP pertencendo à Sony.
⚔️ Second-party: Publicado pela PlayStation, mas a IP pertence a um estúdio externo.
🤝 Partner title: Exclusivo (temporário ou não) do PlayStation, mas desenvolvido e publicado por uma empresa externa.
🌍 Third-party: Totalmente financiado e publicado por uma empresa externa.

A explicação de Yoshida esclarece um pouco da confusão, mas, como ele próprio destacou, há casos que fogem da regra. Afinal, no mundo dos games, os contratos podem ser tão complexos quanto os próprios jogos.