Notícias

Final Fantasy XIV: Dawntrail traz o upgrade visual que o game merecia

Com o patch 7.0.0, o MMO da Square Enix ganha novas texturas, modelos e iluminação

por Felipe Gugelmin
Final Fantasy XIV: Dawntrail traz o upgrade visual que o game merecia

Entre as diversas novidades que Final Fantasy XIV: Dawntrail vai trazer para os fãs do MMO, poucas são tão relevantes quanto a nova apresentação visual que está sendo preparada pela Square Enix. Enquanto os relances que a empresa compartilhou com o público (incluindo um novo benchmark do PC) foram suficientes para despertar a atenção, nada é tão impactante quanto vê-la em ação.

A convite da editora, viajamos para a cidade de Los Angeles para testar uma versão de testes do game, que já trouxe o upgrade visual prometido por ela. Enquanto a empresa deixou claro que a versão a que tivemos acesso ainda é um trabalho em andamento, os resultados de seus esforços já são bastante evidentes.

1

No entanto, é preciso deixar claro que Final Fantasy XIV não vai mudar completamente com a chegada de Dawntrail ou de seu patch 7.0. A equipe comandada por Naoki Yoshida preferiu manter intactas as bases do passado, ao mesmo tempo em que trouxe ajustes que respeitam as características dos hardwares atuais e as expectativas que temos em relação a jogos mais recentes.

Final Fantasy XIV ganha um mundo mais vivo

Quem já testou o benchmark oferecido pela Square Enix percebeu que, entre as mudanças feitas pela empresa, estão algumas alterações nos modelos de personagens. Embora não sejam radicais, elas ajudam a torná-los um pouco mais atraentes e tiram um pouco da impressão “angulada” de rostos e membros, fruto de uma maior quantidade de polígonos.

No entanto, jogando Final Fantasy XIV: Dawntrail, fica claro que essas são alterações pequenas e não são o foco da Square Enix. A novidade mais notável e interessante envolve as texturas usada em ambientes e, principalmente, nas roupas dos personagens, o que ajuda a dar o título uma cara mais atual.

2

Não espere encontrar aqui algo com o nível de detalhes de Final Fantasy XVI, mas o trabalho feito pela desenvolvedora acaba com os famosos “blocos borrados” que formavam alguns dos equipamentos usados. Da mesma forma, questões como ladrilhos e partes gramadas do cenário se tornaram mais visualmente agradáveis.

No entanto, o destaque real, no que diz respeito aos ambientes, é a presença de novos tipos de folhagens e de plantas e “matos” com diferentes características. Pode parecer exagerado falar em detalhes de algo que seria pequeno em outros jogos, mas, em Final Fantasy XIV, isso faz uma grande diferença e ajuda a tornar seu mundo mais vivo.

Outras mudanças mais sutis envolvem o sistema de iluminação do jogo, que casa muito bem com as novas áreas do DLC. Infelizmente, não tivemos acesso a locais anteriores a ele para fazer uma comparação direta, mas o que nos foi apresentado já deixa perspectivas bastante positivas do que está por vir.

3

A Square Enix esclarece que aquilo que mostrou na versão de testes de Dawntrail é um trabalho em andamento, e que o upgrade visual não estava totalmente finalizado. No entanto, pelo que ela mostrou até agora, fica a impressão positiva que, se o MMO não foi totalmente renovado, ele ganhou uma “camada de tinta” muito necessária e bem-vinda.

Classes também foram renovadas

O upgrade visual preparado pela desenvolvedora japonesa também vai afetar a maneira como as classes do título funcionam. Conforme revelado na metade de maio, Dawntrail vai marcar uma revolução nas Job Actions — as habilidades únicas que cada uma das profissões dentro do jogo tem a oferecer.

Embora isso não signifique necessariamente que elas vão mudar de características (embora isso vá acontecer com diversas delas), na prática, os ataques e buffs disponíveis ganharam visuais mais distinguíveis uns dos outros. Isso ficou especialmente perceptível quando escolhemos o Bardo, uma das classes com a quais mais nos acostumamos a jogar.

As novas Job Actions são um pouco mais “espalhafatosas” em seus efeitos, mas isso não é algo negativo. Elas ajudam a dar mais personalidade para cada habilidade, também permitindo que seus companheiros saibam exatamente o ponto de sua rotação somente pelos efeitos especiais que cada poder ativa.

4

Em compensação, alguns dos novos efeitos podem ajudar a tornar a tela de jogo poluída demais e atrapalhar a visualização de outros elementos a seu redor. Esperamos que, como a Square Enix ainda tem algum tempo para fazer ajustes em Dawntrail, ela leve isso em consideração na apresentação dos conteúdos finais da expansão de Final Fantasy XIV.

Este artigo é baseado na versão em desenvolvimento de FINAL FANTASY XIV: Dawntrail, e o conteúdo da versão final está sujeito a alterações. O MeuPlayStation viajou à cidade de Los Angeles a convite da Square Enix.