FIFA 19: E lá se vai mais uma capa de jogo de esporte…
Com transferência de CR7 para a Juve, como ficará o marketing do game?
A maldição das capas de jogos de esporte parece ter mudado. Antes, elas eram símbolos de azar para os jogadores que as estrelavam. Mas, agora, ao que tudo indica, são um problema para os departamentos de marketing das empresas. FIFA 19 é o caso mais recente de “uma tendência” nos últimos anos.
O Real Madrid acabou de anunciar a transferência de Cristiano Ronaldo para a Juventus, e o marketing inteiro do game foi feito em cima do craque português todo vestido com o uniforme da equipe espanhola. À época, muita gente chegou a falar sobre a possibilidade de acontecer algo assim, pois já havia rumores de que o jogador queria deixar o clube.
Mas, ao que tudo indica, a EA Sports não levou isso a sério. Assim como a Konami não botou fé na saída de Neymar do Barcelona no ano passado. Ele era um dos jogadores que estavam na capa do PES 2018 com o uniforme do clube catalão. Porém, acertou sua transferência pro Paris Saint-Germain e teve que ser substituído na capa.
Quem aprendeu com um “erro” parecido com a 2K Sports. Em , o astro da capa foi Kyrie Irving. À época do anúncio, ele era jogador do Cleveland Cavaliers, porém já não estava muito satisfeito com a franquia. Pouco depois de a empresa divulgar os detalhes do game, ele acabou sendo negociado com o Boston Celtics.
Por isso, para essa temporada, quando a franquia comemora sua vigésima edição, eles não quiseram arriscar. Escolheram LeBron James, jogador de basquete mais famoso do mundo, para a capa. Porém, todo mundo sabia que era muito difícil ele ficar em Cleveland, seu time da última temporada, por mais um ano.
O que a 2K fez? Uma capa genérica. Somente com o rosto dele. Obviamente, foi a opção correta. Afinal, na última semana, LeBron anunciou sua transferência para o Los Angeles Lakers. Por isso, fica a dica para os próximos anos e para todas as empresas: evitar que esses jogadores de capa estejam sempre associados aos seus clubes.
Afinal, como diz o ditado, “o futebol é uma caixinha de surpresas”. E qualquer outro esporte, não é mesmo?