Notícias

Feliz aniversário! Troféus do PlayStation completam 10 anos

De lá para cá, a funcionalidade "inspirada" em uma opção do Xbox 360, se tornou bastante popular e motivo de orgulho para muitos jogadores.

por Daniel dos Reis
Feliz aniversário! Troféus do PlayStation completam 10 anos

Há 10 anos os jogadores de PlayStation eram surpreendidos com o desbloqueio do primeiro troféu (conquista) em um jogo. Em 02 de julho de 2008, Super Stardust HD, um jogo da Housemarque, estreou a funcionalidade no PlayStation 3.

De lá para cá, a funcionalidade “inspirada” em uma opção do Xbox 360, se tornou bastante popular e motivo de orgulho para muitos jogadores. Criou-se até a ‘profissão’ de Caçadores de Troféus.

A premissa simples – um feito ou marco em algum jogo rende uma celebração – não serviu apenas para fins estéticos. A inclusão de uma recompensa visual em virtude um feito certamente fez com que o tempo de jogatina – longevidade – dos jogos aumentassem. Você provavelmente conhece alguém que só larga de um jogo quando todos os troféus são conquistados.

Mas isso pode ir muito além. Não é difícil encontrarmos jogadores que criam uma espécie de vínculo ou mesmo relacionamento com conquistas.  Os Caçadores de Troféus mostram com orgulho aquela lista de Platinas de dar inveja; Outros ostentam com alguns feitos – como o troféu dos Pombos em GTA IV; E há aqueles que não se importam tanto, mas acham legais as opções.

Atualmente, inclusive, os troféus já são parâmetros que determinam a compra (ou não de jogos). No site por exemplo, já vimos muitos leitores dizerem que preferem adquirir títulos que conte com Troféu de Platina!

Vida longa aos troféus!