Feliz aniversário! Troféus do PlayStation completam 10 anos
De lá para cá, a funcionalidade "inspirada" em uma opção do Xbox 360, se tornou bastante popular e motivo de orgulho para muitos jogadores.
Há 10 anos os jogadores de PlayStation eram surpreendidos com o desbloqueio do primeiro troféu (conquista) em um jogo. Em 02 de julho de 2008, Super Stardust HD, um jogo da Housemarque, estreou a funcionalidade no PlayStation 3.
Exactly 10 years ago…
Sony introduced trophies on PlayStation 3. First game to support the new feature was none other than Housemarque's Super Stardust HD. Remember your first trophy? @PlayStation #trophies https://t.co/WvbvX1kQO5
— Housemarque (@Housemarque) July 2, 2018
De lá para cá, a funcionalidade “inspirada” em uma opção do Xbox 360, se tornou bastante popular e motivo de orgulho para muitos jogadores. Criou-se até a ‘profissão’ de Caçadores de Troféus.
A premissa simples – um feito ou marco em algum jogo rende uma celebração – não serviu apenas para fins estéticos. A inclusão de uma recompensa visual em virtude um feito certamente fez com que o tempo de jogatina – longevidade – dos jogos aumentassem. Você provavelmente conhece alguém que só larga de um jogo quando todos os troféus são conquistados.
Mas isso pode ir muito além. Não é difícil encontrarmos jogadores que criam uma espécie de vínculo ou mesmo relacionamento com conquistas. Os Caçadores de Troféus mostram com orgulho aquela lista de Platinas de dar inveja; Outros ostentam com alguns feitos – como o troféu dos Pombos em GTA IV; E há aqueles que não se importam tanto, mas acham legais as opções.
Atualmente, inclusive, os troféus já são parâmetros que determinam a compra (ou não de jogos). No site por exemplo, já vimos muitos leitores dizerem que preferem adquirir títulos que conte com Troféu de Platina!
Vida longa aos troféus!