Ex-chefe da PlayStation afirma que fechamento da Japan Studio era inevitável
Shawn Layden revela que foi necessário fechar o estúdio por falta de êxito em seus projetos mais recentes
Fechada em 2021, a Japan Studio se tornou um dos mais memoráveis estúdios da Sony neste século. Responsável por trabalhar em grandes jogos, a empresa teve sucesso com vários projetos, mas uma série de erros nos últimos anos culminou em seu amargo fim.
Em entrevista recente ao IGN Japão, o ex-chefe da PlayStation, Shawn Layden, afirmou que o encerramento do estúdio era inevitável. Na época, como a companhia não estava apresentando bons resultados, a Sony tomou a decisão de “podar o bonsai”.
Essa foi uma tentativa de adaptar às exigências do mercado moderno, algo que aparentemente não foi feito com sucesso pela Japan Studio. Assim, a desenvolvedora começou a trabalhar em sucessos do passado, como Demon’s Souls e Shadow of the Colossus.
Japan Studio sofria com falta de criatividade?
A declaração de Layden também acompanha uma polêmica recente, em que o executivo sugeriu haver uma crise de criatividade na indústria de games. Como equipes começam a depender de títulos mais populares e de alto orçamento, elas se limitariam a focar nisso.
Ao comparar a Japan Studio com outras empresas japonesas, o ex-chefe da PlayStation também sugeriu a importância de se concentrar em seus pontos fortes. Porém, empresas que ainda estão em transição enfrentariam mais dificuldades dado o cenário atual.
Você acha que o estúdio já fechado pela Sony estampou essa falta de criatividade? Comente!