Notícias

“Sonho”: empresa que porta jogos fala em emulação do PS3 no PS5

Implicit Conversations tem no seu roadmap "pesquisa e protótipo" de emulador de PS3 para o PS5

por Thiago Barros

O estúdio Implicit Conversions, famoso por portar clássicos para novas plataformas, parece estar dando os primeiros passos para trazer os títulos do PlayStation 3 para o PS5 através de emulação. Em sua roadmap pública, a companhia adicionou um novo item intitulado “Emulador de PlayStation 3” e informou que está pesquisando e prototipando um sistema baseado em sua tecnologia interna de emulação, chamada Syrup.

Apesar da empolgação, o desenvolvimento ainda parece estar em um estágio inicial. O item foi marcado como “Sonhando com isso”, indicando que a pesquisa está em fases iniciais, mas ainda pode levar um tempo considerável para se concretizar.

O motor Syrup, utilizado pela Implicit, já é uma ferramenta poderosa. Ele permite que jogos de consoles clássicos, como o Sega Master System e o NES, sejam transportados para plataformas modernas, como o PS5 e o Xbox Series X/S. Além disso, oferece recursos adicionais, como suporte a partidas online, save states, retrocesso de jogabilidade e até compatibilidade com telas widescreen.

A Implicit Conversions já possui uma parceria com a Sony, ajudando a trazer jogos clássicos de PS1 e PS2 para os consoles modernos, acessíveis nos níveis superiores do PlayStation Plus. No entanto, os jogos de PS3 atualmente só podem ser jogados no PS5 por meio de streaming na nuvem, algo que o estúdio parece disposto a mudar.

Além dos projetos de emulação, o estúdio também está envolvido na remasterização multiplataforma de títulos clássicos como Fighting Force, Fear Effect e Fighting Force 2, que devem ser lançados em 2025 pela Limited Run Games.

Sony consertou suposta falha polêmica do PS5

Um teardown do PS5 Pro, feito pelo canal How Fix It no YouTube, pode ter revelado a correção de uma suposta/polêmica falha do PS5 no novo console.

Em 2023, houve uma série de especulações sobre um possível vazamento do metal líquido usado para resfriamento do videogame – o que poderia danificar outros componentes internos do hardware. À época, houve perfis especializados que chegaram a desmentir essa possibilidade, contudo na arquitetura nova do PS5 Pro, o possível ponto da “falha” foi “corrigido”. Leia mais aqui.