Notícias

Faces com IA: fãs de jogos de futebol criam “nova moda”

Criadores de conteúdo de jogos de futebol estão usando inteligência artificial para criarem faces realistas

por Thiago Barros
Faces com IA: fãs de jogos de futebol criam

A inteligência artificial chegou com tudo aos games – e, inclusive, os jogos de futebol usam bastante este tipo de tecnologia, como a própria EA Sports já falou bastante nas suas apresentações recentes de FC.

Mas os fãs e criadores de conteúdo apaixonados por este tipo de obra estão usando ferramentas de IA para algo que as companhias (pelo menos, que nós saibamos) ainda não fazem: deixar as faces dos jogadores ainda mais realistas.

Os patches customizados de jogos de futebol não são novidade – tanto que o Bomba Patch é, provavelmente, o mais famoso do gênero da história no Brasil. Quem é apaixonado pelo esporte bretão sabe: há vários mods, para computador e antigamente no PS2 e PS3, com várias “melhorias” em relação aos originais.

Agora, com as novas tecnologias, é fazer com que isso fique ainda mais incrível – como está fazendo o usuário SanDiego_1221 na rede social X. Usando diversas ferramentas, mas começando com o ChatGPT, ele mostra que, sabendo fazer, é possível chegar a resultados incríveis.

Confira um pouco do processo:

https://twitter.com/sandiego_1221/status/1911474881356841409?s=61

Conte pra gente nos comentários o que achou desta novidade!

A importância dos jogos de futebol

Os jogos de futebol sempre desempenharam um papel importante na forma como as crianças e adolescentes se relacionam com o esporte mais famoso do mundo. Ao longo das décadas, essas franquias se tornaram mais do que apenas entretenimento: elas têm sido uma ferramenta de aprendizado e uma porta de entrada para o futebol, ajudando os jovens a desenvolverem conhecimento sobre as regras, estratégias, clubes e jogadores.

Entre esses títulos, destaca-se o EA Sports FC, que representa a nova era após a saída da franquia FIFA, mantendo uma base sólida de fãs e conquistando milhões de novos jogadores. E é importante destacar que as relações do público com estes jogos vão muito além do aspecto de recreação; eles contribuem para a educação esportiva e reforçam a popularização do futebol, especialmente no Brasil, um país onde o esporte é um pilar cultural. Leia aqui.