F Mídia Física? Compras digitais de games foram 94% em 2022
Cada vez menos pessoas compram discos, segundo levantamento do Games Industry
Se você ainda compra seus jogos em mídia física, é parte de uma minoria dos consumidores de todo o mundo. Segundo dados do relatório anual da indústria dos jogos publicado pelo site Games Industry, no ano passado as compras digitais representaram mais de 94% do mercado.
As estatísticas são referentes a uma soma de todas as plataformas, então é natural que haja uma vantagem grande do formato online, porque os jogos de celular estão nessa conta. De qualquer forma, quando separados em categorias, os números não são lá tão diferentes.
No PC, então, a vantagem é ainda maior. A era do CD-Rom já havia acabado, a do DVD também, e parece que nem os Blu-Rays vão sobreviver. São cerca de 98% das vendas de mídia digital, contra só 2% de jogos com caixas. Quem joga em consoles ainda mantém um pouco mais da tradição: 28% de mídia física, contra 78% das compras online.
Ao todo, dos mais de US$ 184 bilhões de valor de mercado da indústria dos games em 2022, apenas US$ 10,7 bilhões vêm de jogos com mídia física (5,8%). Os outros US$ 173,8 bilhões (94,2%) são do digital. Ambos, porém, em queda – se comparados a 2021: -10,1% nos discos e -4% nos downloads.
Os mais vendidos em mídia física
Apesar de o formato da mídia física estar em declínio, ainda é capaz de gerar vendas interessantes. Especialmente de games de peso. Em 2022, na Inglaterra, FIFA 23, Call of Duty: Modern Warfare 2 e Pokémon Legends Arceus foram, segundo a GfK Entertainment, os mais comercializados.
Nos EUA, de acordo com dados do NPD Group, CoD MW2 liderou, seguido por Elden Ring e Madden NFL 23. E para surpresa de absolutamente ninguém, no Japão, a Nintendo dominou o ranking, com nove do Top 10 – a exceção sendo Elden Ring, o décimo. No pódio, Splatoon 3 seguido pelos Pokémon Scarlet/Violet e Arceus.