Notícias

Executivo da Sony fala sobre retrocompatibilidade no PS4

"Quem vai querer jogar uma coisa dessas?"

por Bruna Mattos
Executivo da Sony fala sobre retrocompatibilidade no PS4

Jim Ryan, diretor global de vendas da PlayStation comentou sobre a tão requisitada retrocompatibilidade no PS4.

Desde que a função esteve disponível no PlayStation 2, a retrocompatibilidade é uma pedida constante dos usuários dos consoles da Sony e com o console atual não seria diferente.

De acordo com Ryan, a função é mesmo pedida por muitos usuários, mas não é tão usada assim, em uma entrevista cedida à revista TIME.

Enquanto a Sony investiu em aumentar e diversificar a biblioteca de games, parte do acervo físico, jogável apenas em consoles mais antigos da empresa, acabou se perdendo no tempo ao não se tornar acessível no PlayStation 4.

Para a tristeza de alguns usuários, as coisas devem permanecer como estão.

“Quando pensamos em nos arriscar com a retrocompatibilidade, acabamos percebendo que é uma daquelas funções que é muito requisitada, mas na verdade, acaba não sendo muito usada”, disse o executivo.

“Estive em um evento de Gran Tursimo recentemente e eles tinham jogos de PS1, PS2, PS3 e PS4 lá. Olhei para os jogos de PS1 e PS2 e pareciam coisas tão antigas e, sério, quem quer jogar uma coisa daquelas?”

Essa não é a primeira vez que a Sony descarta dar atenção à retrocompatibilidade, ainda que empresas concorrentes usem a função.

Já em 2015, o próprio Jim Ryan descartou que a Sony considerasse a retrocompatibilidade com qualquer prioridade. Na época, os engenheiros de software da empresa estavam focados em funções que diferenciassem o PlayStation 4.

Retrocompatibilidade hoje no PlayStation 4

A forma que a Sony encontrou de tornar alguns jogos antigos disponíveis no PlayStation 4 foi incluir uma biblioteca digital de jogos emulados. A biblioteca “PlayStation 2 Classics” é constantemente atualizada e traz títulos do PS2 ao novo console.

Atualmente, não é possível rodar games físicos de PS1, PS2 ou PS3 no PlayStation 4.